Título: Arruda denuncia desvio no governo anterior
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 20/01/2007, O País, p. 8

Governador do DF diz que recursos da folha de professores foram usados para cobrir outras despesas do estado

BRASÍLIA. O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), que diz ter assumido o cargo com um rombo de R$280 milhões deixados pela antecessora, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), afirma que recursos repassados pela União para pagar folha de professores foram desviados na gestão anterior para cobrir outras despesas. Arruda disse ontem que precisou usar dinheiro do governo para cobrir a dívida, que deveria ser quitada com recursos da União. É o caso do pagamento do 13º salário e das férias dos professores, despesa que deveria ter sido pagas com o Fundo Constitucional.

O governador evita criticar a gestão da ex-governadora, mas alega que os desvios dos recursos repassados pelo governo federal na gestão anterior são parte do problema que enfrenta.

¿ Não pagaram o 13º nem as férias dos professores. No dia 5 paguei as férias e hoje (ontem) consegui depositar as férias, com arrecadação própria. Estou cobrindo o rombo vendendo o almoço para pagar o jantar ¿ disse Arruda.

Sindicato dos professores ameaça organizar greve

O governador acredita que, com essas medidas, deverá evitar greve dos funcionários da educação. O Sindicato dos Professores do Distrito Federal está ameaçando organizar uma paralisação da categoria.

Arruda diz que adotou uma série de medidas para reduzir o rombo que herdou do governo anterior. Ele afirmou que reduziu de 36 para 17 o número de secretarias, exonerou 17 mil funcionários que ocupavam cargos em comissão, rompeu contratos e demitiu outras nove mil pessoas. Ele também devolveu todos os prédios alugados e entregou 600 carros que eram alugados e serviam ao governo.

Arruda afirma ainda que teve que suspender o pagamento de serviços terceirizados, como o da coleta do lixo, que custa R$10 milhões mensais.

¿ A perspectiva é de colocar a casa em ordem em quatro meses.

Sobre eventual auditoria ou punição aos gestores do governo anterior, que seriam os responsáveis por esse rombo nas contas do Distrito Federal, Arruda disse que não irá adotar medidas dessa natureza e vai aguardar iniciativa dos órgãos que têm essa incumbência.

¿ Não é da minha competência, é do tribunal de contas. Não faço juízo de valor dos meus antecessores, não faço crítica, mas a situação real é que peguei um rombo enorme ¿ disse.

O governador afirmou que tem uma relação ¿absolutamente civilizada¿ com o Palácio do Planalto. Procurada por intermédio de sua assessoria, a ex-governadora Maria Abadia não retornou a ligação.