Título: Geração YouTube
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2007, Economia, p. 31

Para ministro, acabaram os segredos

DAVOS, Suíça. O Fórum Econômico Mundial abriu espaço ontem para o poder jovem. Um grupo de jovens selecionados pelo Conselho Britânico, com a ajuda do Fórum, pediu a criação de um Fundo Global para a Educação. Eles desafiaram os participantes a colaborarem para, além de cumprir as Metas do Milênio da ONU para a educação, assegurar ensino básico de qualidade a todos.

¿ Desafiamos vocês, os donos do poder econômico, a colocarem suas palavras em ação ¿ disse Yoo-Sun Andrea Choi, estudante da Universidade Ewha, na Coréia.

Os 60 jovens, de 49 países, que participaram do debate tinham entre 21 e 24 anos. A sessão teve por objetivo dar voz à juventude na discussão sobre as questões globais. A rainha Raina da Jordânia afirmou que esta geração ficará conhecida por sua criação de conteúdo:

¿ Esta é a geração de YouTube e MySpace, pessoas que se sentem confortáveis para expressar suas idéias e identidades pela internet ¿ disse Raina.

Opinião compartilhada pelo ministro das Finanças britânico, Gordon Brown, que ressaltou que os jovens hoje não hesitam em expressar suas necessidades e exigir soluções:

¿ Esta é a geração da virada ¿ disse Brown, acrescentando que os governos não poderão mais tomar decisões em segredo. ¿ Acabou a era das salas enfumaçadas.