Título: Blair: o fracasso na omc prejudicará a África
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2007, Economia, p. 31

Primeiro-ministro britânico conversa com Lula e se mostra otimista sobre retomada das negociações comerciais

DAVOS, Suíça. O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o presidente da Microsoft, Bill Gates, e o roqueiro Bono, do U2, colocaram ontem a África nas prioridades do Fórum Econômico Mundial. Blair alertou que o fracasso nas negociações para a liberalização do comércio global teria graves repercussões no continente.

Hoje, cerca de 30 ministros de Comércio vão se reunir em Davos para tentar retomar a Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), suspensa desde julho do ano passado.

¿ Se não conseguirmos colocar essa rodada comercial em andamento, isso terá um efeito desmoralizante na agenda da África ¿ disse Blair em um painel que incluía Bono, Gates e os presidentes da África do Sul, Thabo Mbeki, e da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf.

¿ Eu diria que há um clima der otimismo cauteloso ¿ afirmou Blair. ¿ Acho que há uma chance de as negociações serem retomadas. Se isso acontecer, será fantástico. Se falhar, será catastrófico.

Bono teme pelas promessas ao continente africano

O primeiro-ministro britânico citou o perdão da dívida de nações pobres da África e a Aids como duas áreas em que houve progressos em relação aos compromissos assumidos na reunião do G-8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) em 2005. Mas ele acrescentou que é preciso avançar mais no próximo encontro do G-8, na Alemanha, em junho.

Blair disse que havia acabado de discutir a Rodada de Doha com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Bono, uma das poucas celebridades presentes ao Fórum, disse que ainda há uma certa má vontade entre os países ricos em relação à África:

¿ Eu temo pelas promessas feitas. Se falharmos, haverá corrupção no mais alto grau.

Mbeki fez um apelo por mais eficiência na ajuda financeira.

¿ Não é preciso criar novos programas e projetos ¿ disse o presidente sul-africano. ¿ Vamos remover o que impede sua implementação.

Ele e a presidente da Libéria destacaram a necessidade de os países africanos conseguirem explorar corretamente a enorme quantidade de recursos que possuem.