Título: Torre Eiffel apaga as luzes em protesto
Autor:
Fonte: O Globo, 01/02/2007, O Mundo / Ciência e Vida, p. 34

Mobilização global contra aquecimento

PARIS. A Torre Eiffel irá desligar sua famosa iluminação noturna por cinco minutos hoje à noite com o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais relacionados ao consumo excessivo de energia. O alerta será feito na véspera da divulgação oficial do relatório da ONU sobre mudanças climáticas.

Os 336 projetores que iluminam a torre à noite serão desligados entre as 19h55m e 20h (horário local), informou a porta-voz da Sete, a empresa que administra o monumento. A iluminação da Torre Eiffel é um dos marcos da paisagem da capital francesa e responde por 9% dos 7 mil megawatts consumidos por hora pela estrutura.

No início da semana, manifestantes do Greenpeace penduraram um cartaz na torre mostrando um termômetro gigantesco para divulgar a questão do aquecimento global.

O movimento não se restringe à França. A Aliança pelo Planeta (um grupo francês que reúne associações ambientalistas) está conclamando todo o mundo a apagar suas lâmpadas e desligar seus aparelhos elétricos entre 19h55m e 20h de hoje (de acordo com o horário local de cada país).

Segundo o grupo, não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também chamar a atenção daqueles que têm poder de decisão. A campanha é chamada "Cinco minutos de repouso para o planeta Terra".

O grupo acredita que a manifestação mostrará aos políticos "que as mudanças climáticas são uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política".