Título: TV Câmara promove debate sobre violência
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 11/02/2007, O País, p. 18

Jovens da periferia de Brasília discutem redução de maioridade penal com MV Bill

Isabel Braga

BRASÍLIA. Numa sexta-feira de cadeiras vazias, praxe no Congresso, a redução da maioridade penal ¿ tema que voltou à tona com a morte violenta do menino João Hélio Fernandes no Rio ¿ esteve em debate na Câmara. Não no plenário, mas no andar de baixo, num auditório onde jovens da periferia de Brasília trocaram idéias sobre violência urbana com o rapper MV Bill e a deputada Marina Maggessi (PPS-RJ), ex-inspetora da Polícia Civil do Rio.

O debate foi na gravação do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, voltado para jovens, com temas políticos, música e intervenções dos estudantes. Algumas regras são passadas aos estudantes antes da gravação. Entre elas, um alerta da apresentadora Evelini Maciel:

¿ Gente, pode criticar, mas não vamos ser agressivos e nem generalizar, dizer que todo deputado é corrupto.

No programa, MV Bill fala de sua paixão pelo hip hop. Quando conta do documentário ¿Falcão¿ ¿ que retrata a vida de meninos do tráfico ¿ e frisa que a violência já se espalhou pelo Brasil, ouve a confirmação dos meninos de Brasília.

¿ É parecido com o que gente vive aqui ¿ diz Cairba Pereira, 19 anos, que mora no Varjão e cursa a oitava série.

Na platéia, estudantes do Varjão e de outras cidades da periferia de Brasília se misturam com estudantes de faculdades particulares de classe média. Os meninos do Varjão sabiam de cor e cantavam as músicas de MV Bill que falam da realidade que enfrentam no dia-a-dia. Os do Plano Piloto, não.

Marina Maggesi criticou a redução da maioridade penal para 16 anos como solução imediatista. O programa será exibido neste domingo, às 22h, na TV Câmara. É produzido em parceria com a Unesco, o Sesc e a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e dirigido por Roberto Tavares.