Título: Lula agora diz que esperará convenção do PMDB
Autor:
Fonte: O Globo, 23/02/2007, O País, p. 9

Em recado a Marta Suplicy, ele afirma ainda que ministros terão de se comprometer a não disputar eleição municipal

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá concluir a reforma ministerial somente na segunda quinzena de março, após a convenção do PMDB, entre os dias 9 e 11, que vai decidir se mantém Michel Temer na presidência ou elege Nelson Jobim para a vaga. Nas conversas com os partidos, Lula tem repetido que não tem pressa, mas já decidiu que quer um Ministério estável. Ou seja, os ministros novos e os que permanecerão nos cargos terão de se comprometer em não deixar o governo ano que vem para disputar as eleições municipais.

O recado é direto para a ex-prefeita Marta Suplicy, cotada para assumir o Ministério das Cidades no lugar de Márcio Fortes. Este, por sua vez, poderá ir para a Agricultura. Ontem Lula se reuniu com o PSB e o PCdoB e prometeu manter o espaço dos dois partidos no governo. Nas duas reuniões, disse que pretende encerrar a rodada de conversas na próxima semana - o encontro com o PT está marcado para terça-feira. Ele disse já ter na cabeça as peças que terá de mover para atender a todos os aliados e que fará a reforma sem constrangimento.

- O presidente tem uma agenda de viagens e vai fazer uma segunda rodada de conversações para depois decidir - disse o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Lula deverá ir ao Uruguai na segunda-feira; a Pernambuco, na terça, e a Georgetown (Guiana) entre quinta e sábado.

Lula, segundo Campos, voltou a dizer que gostaria de ter de volta Ciro Gomes na Integração Nacional. O PMDB tem ambição de ocupar a pasta.