Título: Imprensa continental fala de guerra de relações públicas Bush x Chávez
Autor: Valente, Leonardo
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 14

Presidentes estariam competindo por influência na América Latina.

A imprensa do continente abriu espaço ontem para a turnê do presidente George W. Bush pela América Latina, dando destaque a suas promessas de ajuda contra a pobreza, mas ao mesmo tempo apontando que seus esforços parecem apenas ser uma tentativa de relações públicas para conter a crescente influência de seu desafeto venezuelano, Hugo Chávez.

Nesse sentido, o "New York Times" compara os gastos de Washington com os vizinhos latinos aos de Caracas, e vaticina que os esforços de Bush devem perder para os de Chávez: só na compra de títulos da dívida argentina, o venezuelano gastou US$1,5 bilhão, contra o US$1,6 bilhão que o presidente americano tem dado a toda a América Latina anualmente.

Já o colunista Dan Froomkin, do "Observatório da Casa Branca", no "Washington Post", diz que Bush tentou em seu discurso da anteontem na Câmara de Comércio Hispano-Americana "se apropriar da retórica populista de seu arquiinimigo Chávez". O colunista critica o presidente dos Estados Unidos argumentando que seu problema de credibilidade é ainda maior na América Latina do que em casa, "especialmente quando se trata de justiça social". E completa afirmando que a tentativa de Bush de passar por "paladino dos pobres é quase risível".

O "Wall Street Journal" complementa a análise desfavorável a Bush dos grandes jornais americanos alegando que "o enfraquecido presidente dos EUA pode passar a maior parte de sua viagem defendendo-se de acusações de que suas próprias políticas econômicas ajudaram a empobrecer a região".

Para jornal colombiano, parece disputa de luta livre

No time latino, o argentino "La Nación" ressalta que o mesmo Simon Bolivar que Bush citou em seu discurso é "o símbolo do movimento antiamericano encabeçado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez". Do outro lado da Cordilheira dos Andes, o chileno "El Mercurio" diz que a viagem de Bush é "uma tentativa clara de acalmar críticas por ter esquecido a região".

No Equador, o "El Comercio" destaca a contra-ofensiva propagandística de Chávez, que estará visitando a Argentina no mesmo período em que Bush estará no Uruguai - a menos de 100 quilômetros de distância. O jornal afirma que "Chavez busca o protagonismo em turnê latino-americana da Bush", alegando que apesar dos convênios que assinará em Buenos Aires, "tudo aponta que sua presença é claramente política".

Para o colombiano "El Tiempo", as cúpulas paralelas entre os presidentes Nestor Kirchner e Hugo Chávez, na Argentina, e Bush e Tabaré Vázquez, no Uruguai, parecem disputas de "duplas de luta livre".

No país de Chávez, o "El Universal" deu destaque em sua versão online às críticas da oposição argentina à relação estreita do presidente venezuelano com Kirchner e ao ato anti-Bush em Buenos Aires. O jornal citou a líder social-cristã Elisa Carrió - ex-candidata à Presidência - afirmando que o comício "é mais uma expressão do populismo fascista de Chávez e Kirchner".