Título: Parceria agora é oficial
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 10/03/2007, O País, p. 4

Brasil e EUA formalizam acordo pró-etanol

SÃO PAULO. Brasil e Estados Unidos formalizaram ontem uma parceria para a expansão do etanol como alternativa ao petróleo no mercado internacional. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, assinaram um memorando de entendimentos. Como O GLOBO antecipou ontem, o documento prevê a criação de uma representação de cada país, que trabalhará para promover a expansão do produto não apenas de forma bilateral, mas também em terceiros mercados, com ênfase à África, ao Caribe e à América Central.

Pelo documento - o único ato concreto do encontro de ontem entre os dois líderes do hemisfério - a parceria contempla não apenas o etanol, mas outros combustíveis renováveis, visando ao "desenvolvimento de recursos energéticos baratos, limpos e sustentáveis". Além da questão ambiental, o memorando destaca o crescimento econômico como resultado dessa iniciativa.

Os dois países se comprometeram a avançar na pesquisa e na transferência bilateral de novas tecnologias. Esse conhecimento será levado a países mais pobres, com alto potencial de produção de cana-de-açúcar. As primeiras nações contempladas serão as caribenhas e as centro-americanas.