Título: CNI cobra medidas do governo
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 29/03/2007, Economia, p. 24

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) cobrou ontem do governo medidas para resolver o caos aéreo. Em nota, a entidade disse que a persistência da crise que atinge os aeroportos do país é motivo de preocupação para o setor industrial, pois afeta a produtividade da área.

¿A irregularidade dos vôos acarreta impacto negativo na produção das empresas industriais, usuárias do transporte aéreo, em suas cadeias de suprimento e de distribuição de produtos¿, afirmou nota a CNI, acrescentando que esses problemas comprometem os compromissos das empresas com clientes nacionais e estrangeiros.

¿O problema causa também a desorganização nas agendas de negócios, com aumento do tempo de viagem, adiamentos e cancelamentos de reuniões de trabalho, vendas e negócios¿, disse a CNI.

Além do setor, a entidade lembra ainda que o apagão aéreo atinge todos os usuários de transporte aéreo, que sofrem com aumento de custos. Deve-se considerar também ¿seu efeito negativo sobre o turismo, em razão da frustração e insegurança percebida pelos passageiros¿.

A CNI lembra que o setor aéreo, como indutor, é um importante elemento no processo de expansão da economia. ¿No Brasil, a situação é ainda mais grave devido às grandes distâncias e ao elevado grau de deterioração do transporte rodoviário, da deficiência da rede ferroviária e da baixa oferta da navegação de cabotagem.¿