Título: Movimento calmo, passageiros não
Autor: Camarotti, Gerson e Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 03/04/2007, Economia, p. 17

Segundo Infraero, do total de 1.360 vôos previstos, 86 tiveram atrasos

Segundo balanço divulgado ontem pela Infraero, até o início da noite, 86 vôos registaram atrasos superiores a uma hora, ou 6,3% do total de 1.360 previstos. No Rio, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), dos 117 vôos programados, um teve atraso superior a uma hora e outros cinco foram cancelados. O furacão da sexta-feira passou e ontem o Galeão registrava pouco movimento de passageiros. Mesmo assim, o clima entre os presentes era de apreensão. Muitos, que já estavam viajando para prolongar o feriado da Semana Santa, temia pela volta.

Sônia Luz, que iria embarcar para Belém, no vôo da Gol, previsto para às 19h30m, trouxe um kit sobrevivência para o aeroporto.

- Como sou hipertensa, trouxe meu aparelho de pressão e meus remédios. Afinal, não sei o que esperar e já houve aquele caso de uma pessoa que morreu aguardando o embarque.

Sônia admite que teme ficar a mercê do problema da crise aérea mas diz que, aos 60 anos, não agüentaria enfrentar 50 horas de ônibus até seu destino:

- É muito longe. Toda vez que viajo fico com receio do que possa ocorrer. Há duas semanas, enfrentei três horas de atraso ao viajar para Vitória, na ida e na volta. Mas espero que a crise não aumente e o problema seja logo resolvido - afirmou ela, que já está com viagem marcada de volta de Belém para o Rio dentro de 40 dias, quando pretende comemorar o Dia das Mães com os filhos na capital carioca.

Maria Inês Galganti aguardava na fila do balcão da TAM para confirmar se sua passagem para Salvador havia sido mesmo remarcada para ontem:

- Na sexta-feira estava muito confusão aqui no aeroporto e quero ter certeza de que está tudo certo antes de meu marido ir para casa.

Para Maria Inês, o governo vem enfrentando o problema com descaso:

- Não entendo como as coisas podem ter chegado a ponto de todos os aeroportos do país pararem.