Título: Governadores cobram promessas
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 11/04/2007, O País, p. 4

E ameaçam dificultar votação da CPMF e da DRU

BRASÍLIA. Enquanto o presidente Lula transformava críticas dos prefeitos em elogios, com a promessa de aumentar o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os governadores manifestavam irritação com a falta de resposta do governo às reivindicações apresentadas ao próprio Lula há um mês, em reunião na Granja do Torto. Insatisfeitos, ameaçam dificultar no Congresso - onde exercem mais influência do que os prefeitos - a prorrogação da CPMF e da DRU (Desvinculação de Receita da União).

Os governadores reclamam que estiveram com o presidente no dia 6 de março, quando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu estudar sete pontos de uma pauta, mas até agora não houve resposta.

Uma das reivindicações tem relação direta com a prorrogação da DRU: os estados querem criar mecanismo semelhante, e usar livremente 20% de suas receitas. Os governadores pediram ainda 20% da arrecadação da CPMF, mas o governo disse que isso é impossível.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do DEM (ex-PFL), diz que há uma insatisfação geral dos governadores. Na véspera, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), já havia reclamado:

- Depois da reunião com o presidente, a área técnica não nos deu notícia. Isso quebra o clima de confiança. A insatisfação é unânime - disse Arruda.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), avisou que o governo não conseguirá prorrogar a CPMF e a DRU sem negociar com os governadores. Ele disse, porém, que não tem posição radical porque foi líder do governo e não se pode deixar a "sociedade sem pai nem mãe". A CPMF rendeu R$32 bilhões em 2006 e renderá R$35,5 bilhões em 2007.

Aécio Neves voltou a se queixar ontem:

- Não é possível continuarmos tendo tanta desatenção em relação ao esforço que os estados vem fazendo. O governo assumiu o compromisso e até agora não tivemos nenhuma ação concreta.

www.oglobo.com.br/pais