Título: Controladores dizem que paciência tem limite
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 13/04/2007, Economia, p. 43

Presidente do sindicato reclama de falta de diálogo com o governo. Ministro e brigadeiro voltam a divergir.

BRASÍLIA. Os controladores de tráfego aéreo mandaram ontem novo recado público sobre a insatisfação da categoria com a interrupção do diálogo com o Executivo. Convidado a debater o apagão aéreo no Senado ao lado do ministro da Defesa, Waldir Pires, e do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito ¿ que mantiveram as divergências do dia anterior ¿ Jorge Botelho, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, afirmou que a paciência dos profissionais tem limite.

¿ Não sei até onde vai a paciência dos controladores, vou conversar com a categoria para saber. Estamos com a máxima boa vontade, mas havia um acordo para o ministro do Planejamento nos ligar esta semana e até agora ele não entrou em contato ¿ afirmou Botelho, representante dos controladores civis, mas também porta-voz de insatisfações dos militares.

Ele lamentou que a categoria esteja sem interlocutores no governo. A falta de diálogo pode, no futuro, gerar novos problemas, indicou, como os que ocorreram no fim de março.

¿ Desde que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, parou de conversar conosco, não temos mais mesa de negociação ¿ disse.

Saito promete mais 500 controladores até fim do ano

As autoridades não ofereceram respostas para a reclamação. O brigadeiro Saito informou apenas que o governo estuda medidas, como o aumento do salário dos profissionais civis que trabalham nos Cindactas, e estão sob a coordenação da FAB, e a extensão do plano de saúde militar a esses controladores. Já para os controladores militares está sendo estudada a possibilidade de alcançarem uma patente maior dentro da Força.

Saito afirmou que haverá mais de 500 controladores de vôo aptos a trabalhar, entre civis, militares e profissionais da reserva contratados, emergencialmente, até o fim do ano. Mas a Secretaria de Comunicação da FAB negou que os profissionais estarão aptos ao trabalho na virada do ano. Na melhor das hipóteses, os 534 controladores em treinamento terão terminado a formação teórica, e precisarão passar pela prática e o estágio ¿ um mínimo de seis meses.

Saito negou mais uma vez falhas nos equipamentos. Com isso, voltaram as divergências do dia anterior. Pires cobrou a modernização do setor, inclusive defende um uso maior de satélites na tarefa, hoje focada no uso de radares, e voltou a defender a desmilitarização do setor. Indagado, Saito se esquivou do embate direto, dizendo que a decisão sobre desmilitarizar cabe a Lula. Pires sugeriu que a crise aérea tem raízes muito antigas, mas já está sendo superada:

¿ Tenho muita confiança que no menor espaço de tempo possível estaremos absolutamente tranqüilos com o trabalho da aviação civil.

Na Assembléia Legislativa do Rio, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a venda da Varig decidiu quebrar os sigilos bancário, fiscal e telefônico dos sócios da Volo do Brasil (que vendeu a Nova Varig para a Gol) e do empresário Nelson Tanure, que tentara comprar a Varig anteriormente. Serão convocados para depor na CPI o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., e os presidentes da Fundação Rubem Berta nos últimos cinco anos.

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