Título: A terceira via que atrai desencantados
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 22/04/2007, O Mundo, p. 26

PARIS. François Bayrou surgiu de repente na corrida presidencial com uma proposta que seduz franceses descrentes da classe política. Nem esquerda nem direita, a resposta que a França precisa para seus problemas é um pouco de cada: é o centro. Pois é assim que este candidato de 56 anos, filho de agricultores, se define: centrista. Bayrou alimenta a imagem de um ¿terceiro homem¿ ¿ um Tony Blair à francesa. Atraiu votos de socialistas desencantados com Ségolène e de direitistas que acham que Sarkozy vai longe demais no projeto liberal.

¿ Tenho, desde o começo, a certeza de que os franceses querem um outro presidente, porque consideram que Ségolène e Sarkozy são pouco tranqüilizadores. Eles estão fartos da guerra entre o Partido Socialista e o UMP ¿ disse.

Bayrou, que tem quase 30 anos de trajetória política e quase sempre foi associado à direita, está firmando sua imagem de candidato contrário ao status quo. Seu programa preconiza ¿custo zero¿ ¿ novas despesas de 21 bilhões de um lado, novos cortes no mesmo montante. Ao jogar com estes números, quis expor a falta de clareza quanto aos custos dos programas de Sarkozy e Ségolène. E para mostrar que leva a sério sua promessa de ajustar as contas do país, promete proibir na Constituição o déficit fora de período de recessão.

Bayrou, seis filhos, vem de Bordeaux, onde tem terras e cavalos. Formou-se em Letras na Universidade de Bordeaux, e começou a vida como professor. Quando o pai morreu, assumiu a administração da fazenda com a mãe, ao mesmo tempo em que dava aulas. Lançou-se na política aos 30 anos e foi eleito deputado do UDF. Em 1993, foi nomeado ministro da Educação e sua passagem pelo ministério confirma a fama de que este é um trabalho maldito: não conseguiu fazer reformas e teve que enfrentar protestos nas ruas.

Em 1999, foi eleito para o Parlamento Europeu. Mas foi em 2002 que tentou sua maior audácia: a candidatura à Presidência, conquistando 7%, o que para um desconhecido não é mal. Bayrou se opõe à entrada da Turquia na UE e fez campanha pelo ¿sim¿ à Constituição européia. Os franceses votaram ¿não¿. (D.B.)