Título: Palácio Gustavo Capanema deve virar centro cultural
Autor: Duarte, Alessandra
Fonte: O Globo, 27/04/2007, O País, p. 8

Projeto foi anunciado por Frateschi, empossado ontem na presidência da Funarte por Gil.

A transformação do Palácio Gustavo Capanema, no Rio, num centro cultural, o lançamento dos editais de seleção de projetos da Funarte até 11 de maio e a criação de um plano de carreira para os funcionários da cultura foram os principais projetos anunciados pelo novo presidente da Funarte, Celso Frateschi, empossado ontem pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. A menção ao plano de carreira fez o discurso de Frateschi ser interrompido por aplausos de uma platéia que, além de artistas, reunia integrantes do comando de greve da Funarte, que realizaram uma manifestação com faixas e tambores antes do evento. Os funcionários federais da cultura ameaçam entrar em greve dia 15 de maio, se não houver acordo sobre seu plano de cargos e salários até lá.

Ator, diretor e autor, o petista Celso Frateschi, de 54 anos, foi secretário de Cultura de São Paulo na gestão de Marta Suplicy. Na Funarte, substitui Antonio Grassi, que no fim de 2006 chegou a ser cotado para o Ministério da Cultura, caso Gilberto Gil não continuasse no segundo mandato de Lula.

- Sinto-me orgulhoso de passar a fazer parte da Funarte neste momento em que ela foi reestruturada, após uma agressiva política de ausência do governo FH - disse o petista Frateschi.

O novo presidente da Funarte ressaltou que os editais do órgão, de seleção pública de projetos (como os dos prêmios de Dança Klauss Vianna e de Teatro Myriam Muniz, num valor total de mais de R$10 milhões), começarão a ser publicados no Diário Oficial da União em 11 de maio. Os editais passarão a contemplar também a literatura, e não serão mais por região, e sim por estado.

- E vamos entregar o Palácio Capanema à população. A estrutura administrativa da Funarte, hoje no palácio, será transferida para outros locais no Rio - completou Frateschi, referindo-se ao prédio de 1947 que é um marco da arquitetura moderna brasileira, projetado por Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Reidy, entre outros, com consultoria de Le Corbusier.