Título: Líder budista cehga à maioridade sob custódia
Autor: Popham, Peter
Fonte: O Globo, 29/04/2007, O Mundo, p. 43

Escondido pelo governo chinês, Panchen Lama completa 18 anos, mas pode nunca cumprir seu destino.

PEQUIM. Ontem, em algum lugar da China, um menino se tornou um homem. Exatamente onde, só as autoridades chinesas podem dizer, e elas não dizem. Só se tem uma idéia, uma vaga idéia, de como ele se parece agora: sua única fotografia foi tirada quando ainda era criança, na época em que o Dalai Lama anunciou que ele era a reencarnação do Panchen Lama.

Isso foi há 12 anos, em 1995. Para o menino Gedhun Choekyi Nyima, de 5 anos, filho do líder de uma pequena aldeia no centro do Tibete, o anúncio significou o fim de uma infância normal. Ele e seus pais foram imediatamente levados pelas forças de segurança chinesas para um local secreto. Nenhum dos três foi visto de novo em público. Acredita-se que estejam em algum ponto de Pequim. O governo chinês recentemente negou que estejam sob sua custódia e insiste que Gedhun leva uma vida normal. Mas é a vida de uma sombra, um fantasma, um homem cujo destino pode nunca ser cumprido, pela segurança e estabilidade do Estado chinês.

Gedhun, que ontem completou 18 anos, ameaça a China porque, considerado a reencarnação do segundo mais importante mestre do budismo no Tibete, tem potencial para se tornar tão importante quanto o Dalai Lama, um símbolo da cultura tibetana, de suas tradições e sua identidade: uma figura em torno da qual todos que defendem a independência do Tibete, e lutam pela sobrevivência de sua cultura, podem se reunir e concentrar esperanças e esforços.

O Dalai Lama fez o anúncio e Panchen Lama desapareceu. Foi como se nunca tivesse existido. em seu lugar, os chineses encontram um outro rapaz, e monges leais a Pequim declararam que esse é o verdadeiro Panchen Lama. Mais ou menos da idade de Gedhun, o rapaz é, convenientemente, filho de membros do Partido Comunista. Gyaltsen Norbu era o seu nome.

Substituto é mostrado às vezes para testar reações

Eles instalaram Gyaltsen numa casa altamente protegida nos arredores de Pequim. E agora que ele também se aproxima da idade adulta, os chineses o mostram de tempos em tempos para testar as reações. Quando tinha por volta de 12 anos, fez sua primeira visita ao Tibete, ao mosteiro de Tashilhunpo, que é tradicionalmente o templo do Panchen Lama. Um ano atrás, ele fez sua estréia diante de uma platéia internacional, ao falar no Fórum Mundial Budista, patrocinado pelo governo chinês ¿ e que não contou com a presença do Dalai. As autoridades descrevem o rapaz como ¿o maior líder do budismo¿.

¿ Defender a nação e trabalhar por seu povo é um compromisso do budismo ¿ declarou o menino.