Título: CPI do Apagão chama até astronauta para depor
Autor: Lima, Maria e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 05/05/2007, O País, p. 4

Deputado tucano se antecipa e diz que pedirá a ficha de presidentes da Infraero também no governo FH.

BRASÍLIA. No primeiro dia de funcionamento, a secretaria da CPI do Apagão Aéreo recebeu 29 requerimentos de solicitação de documentos e de convocação de controladores de vôo, dirigentes de companhias aéreas, autoridades governamentais e até passageiros prejudicados, como o astronauta Marcos Pontes. Mas tudo indica que a CPI começará em ritmo lento, como deseja o governo, e os requerimentos ficarão engavetados nesta primeira fase.

O comando da CPI, governista, deve ganhar tempo com a requisição e a análise de documentos da Polícia Federal, da Infraero e do Ministério da Defesa sobre o caos aéreo e o acidente da Gol, em que morreram 154 pessoas. A oposição se adiantou e requereu as auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em obras realizadas pela Infraero em alguns aeroportos. Mas o relator, Marco Maia (PT-RS), avisou que essa não é a prioridade agora.

Oposição deve ficar com cargos de pouca influência

Só o deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG) apresentou nove requerimentos, solicitando inquéritos e convocações, como a do astronauta Marcos Pontes. Thadeu quer ouvir o presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo, Wellington Rodrigues, e o atual presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira.

A CPI tem sessão terça-feira, mas não haverá deliberações sobre os requerimentos, pois o tempo será dedicado à eleição do segundo e terceiro vice-presidentes, cargos de pouca influência, que deverão ficar com a oposição. Marco Maia deve propor roteiro de trabalho à CPI. O relator vai apresentar seus requerimentos de informações sobre inquéritos e investigações já em andamento na PF, na Anac, na Infraero e na Defesa.

- Vou pedir sensibilidade aos deputados. No primeiro momento, vamos trabalhar com informações das investigações sobre o controle aéreo para instrumentalizar a CPI . Numa segunda etapa, as convocações. Não precisamos atuar de forma açodada - avisou Maia.

PSDB vai levantar ficha de ex-presidentes da Infraero

Antecipando-se ao provável discurso governista sobre irregularidades na Infraero - alegando que começaram no governo Fernando Henrique - o PSDB se prepara para o embate. Segundo o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), o partido vai levantar a ficha dos ex-presidentes da Infraero. A intenção, disse, é não permitir que isso seja usado como chantagem pelos governistas para evitar investigações da gestão do deputado Carlos Wilson (PT-PE).

- Se tiver problema (no governo FH) que se investigue. Vou denunciar qualquer jogo de chantagem. Vamos evitar as armadilhas de sempre, de dizerem que isso já existia no governo passado - disse Fruet.

O tucano concorda com a idéia do relator de estabelecer três fases de investigação: na primeira, pedir todos os documentos sobre o inquérito do acidente da Gol e requerer ao TCU técnicos para ajudar na análise dos documentos; a segunda fase seria a de depoimentos, e a terceira, de avaliação dos contratos irregulares da Infraero.