Título: Má fluência impediu despedida do Papa
Autor: Doca, Geralda e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 17/05/2007, O País, p. 4

Transcrição indica que piloto e controlador não se entenderam

BRASÍLIA. O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, enviou ontem à CPI do Apagão Aéreo a transcrição dos contatos do piloto do avião em que viajou o Papa Bento XVI com o Cindacta de Recife, no domingo. A transcrição confirma que não houve falha nos equipamentos, e sim na comunicação entre o piloto e o controlador de vôo. Tudo indica que o controlador não entendia o que o piloto da Alitalia dizia em inglês nem o italiano entendia as respostas do controlador brasileiro, na mesma língua.

O episódio provocou um bate-boca na CPI, e o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) chegou a sugerir que a Aeronáutica ofereça curso intensivo de inglês para os controladores. Pelos dados da própria Aeronáutica, é pequeno o índice de controladores que dominam o inglês.

Segundo a transcrição, o piloto italiano tentou, por nove vezes, explicar ao controlador que o Papa desejava mandar a mensagem de despedida ao presidente Lula. O piloto de um avião da TAM interferiu na conversa e perguntou se o controlador estava entendendo que o piloto da Alitalia tentava transmitir uma mensagem do Papa. O piloto da TAM, no entanto, também não compreendeu bem o que o piloto da Alitalia queria dizer. Na gravação, o piloto diz que a mensagem tinha 23 minutos, quando na verdade tinha dois ou três minutos.

O deputado Efraim de Morais Filho (DEM-PB), que havia denunciado que o avião do Papa ficara sem comunicação com o Cindacta de Recife por 23 minutos, acusou a Aeronáutica de passar informações falsas às CPI para encobrir as falhas do controle aéreo em Recife.

- A verdade é que foi preciso o piloto da TAM interceder para que o controle de Recife conseguisse pegar a mensagem - protestou Efraim, provocando a reação dos governistas.

- Da próxima vez, que o Papa use celular para falar com Lula. Não somos porta-vozes do Papa, temos mais o que fazer na CPI, pelo amor de Deus! - reagiu Wladimir Costa (PMDB-PA).

Vic Pires leu a transcrição em inglês para provar que os controladores de Recife não estavam entendendo nada do que o piloto dizia. Enquanto mostrava sua fluência em inglês, enfrentou novamente a ira de Wladmir:

- Presidente, vamos convocar um tradutor porque a maioria dos deputados não está entendendo nada. Deputado Vic, dispenso a leitura, não quero me certificar de sua fluência...

- Temos que propor urgentemente que a Aeronáutica matricule os controladores em cursos intensivos de inglês. A transcrição mostra que os controladores em Recife não estavam entendendo nada do que o piloto da Alitalia tentava passar - completou Vic Pires.