Título: 'Desrecomendo a oitiva de Mônica'
Autor: Carvalho, Jailton de e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 13/06/2007, O País, p. 5

Sibá diz não ser preciso ouvir testemunhas no processo contra Renan.

BRASÍLIA. O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) corria ontem para concluir seu parecer sobre o processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de quebra de decoro parlamentar em representação apresentada na quarta-feira da semana passada pelo PSOL. A expectativa de alguns de seus colegas do Conselho de Ética é que Cafeteira, relator do processo, possa apresentar já na reunião de hoje, marcada para as 13h, suas conclusões com base apenas nos documentos de defesa de Renan e no resultado da investigação iniciada pelo corregedor, Romeu Tuma (DEM-SP).

Cafeteira, que não descartou a possibilidade de apresentar o parecer hoje, passou ontem o dia debruçado sobre os documentos encaminhados por Renan, que nega não só as denúncias de que teria tido despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, como também que tenha usado laranjas para ocultar patrimônio. O PSOL promete protocolar hoje no gabinete de Cafeteira ofício requerendo o depoimento de pelo menos seis pessoas: além de Renan, estariam na lista Gontijo e a jornalista Mônica Veloso, com que o presidente do Senado tem uma filha. A pensão paga à jornalista durante a gestação e antes do reconhecimento oficial da paternidade foi intermediada pelo lobista.

- Neste momento, desrecomendo (sic) uma oitiva da Mônica, porque ela não pode responder a razão que levou à representação do PSOL. O que importa agora são os documentos - disse o presidente do Conselho, Sibá Machado (PT-AC).