Título: Investimento respondeu por quase metade da expansão da economia
Autor: Rodrigues, Luciana e Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 14/06/2007, Economia, p. 27

A alta do investimento no primeiro trimestre foi responsável por quase metade da expansão do PIB do país. O aumento de 7,2% contribuiu com uma parcela de 1,9 ponto percentual dos 4,3% de crescimento de toda a economia na comparação com o ano passado. Ou seja, representou 44% da alta registrada de janeiro a março, pelas contas do economista José Ronaldo de Souza Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E até na comparação com o último trimestre de 2006, esse indicador apresentou variação acima da média: 2,1%, contra 0,8% da economia.

- É muita coisa. E esse investimento foi mais concentrado em máquinas e equipamentos, indicando aumento da capacidade produtiva e de produtividade. O dólar barato não só ajudou no crescimento da economia como manteve os preços controlados.

Na EMH, indústria mineira de bens de capital que deve faturar R$20 milhões este ano, as encomendas este semestre já cresceram 30% frente ao mesmo período de 2006, conta o diretor Eduardo Ribeiro Gomes. Só na linha de freios industriais, a expansão superou 60% até maio:

- Nosso crescimento foi tão forte que não se trata apenas de compras de manutenção, mas sim de aumento da capacidade instalada por parte dos nossos clientes. É um claro sinal de aquecimento futuro da indústria.

Os analistas destacam que os investimentos têm crescido mais que o consumo das famílias, o que reduz pressões inflacionárias. Já a construção civil decepcionou. Com incentivos fiscais, crédito em expansão e abertura de capital de incorporadoras, o setor não deslanchou como se esperava. Cresceu apenas 2,4%. (Cássia Almeida e Luciana Rodrigues)

COM OFERTA DE CRÉDITO MAIOR, SETOR DE SERVIÇOS PUXA EXPANSÃO, na página 28