Título: Antes do pouso, cenário pronto para tragédia
Autor: Rodrigues, Lino e Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 02/08/2007, O País, p. 5

Para especialistas, caixa-preta do Airbus da TAM mostra que o acidente teve várias falhas e poderia ter sido evitado.

SÃO PAULO. Os dados da caixa-preta do Airbus da TAM reforçaram as hipóteses de que o acidente que matou 199 pessoas foi causado por uma série de falhas: mecânicas, humanas, estruturais, de informática e operacionais. Segundo especialistas consultados pelo GLOBO, a tragédia poderia ter sido evitada. Antes mesmo de o Airbus levantar vôo, o acidente já estava desenhado, dizem alguns deles.

- Antes do pouso, havia um cenário pronto para uma tragédia. Já foram comprovadas uma série de falhas latentes, precedentes inclusive a qualquer outra, como do piloto ou do computador. Alguém, lá em Porto Alegre (de onde a aeronave partiu), já havia assumido riscos quando o avião decolou. Um dos reversos estava com defeito, a aeronave pesava mais que 55 toneladas e pousaria numa pista curta e sem áreas de escape. Isso sem considerar a chuva e a pista escorregadia - disse o especialista em acidentes e professor da Universidade Federal Fluminense Gustavo Cunha Mello, que atua com gerenciamento de riscos em aviação civil.

Para Mello, pelos dados da caixa-preta, até o momento de tocar a pista os procedimentos dentro da aeronave estavam corretos. Após o toque, uma série de eventos indicam falhas mecânicas, de informática e supostos erros dos pilotos:

- A manete pode ter sido o último item das peças do dominó que causaram o acidente.

Especialista em segurança de vôo e piloto aposentado da FAB, Roberto Peterka concorda que os dados são apenas mais indícios. Mas avalia que, aparentemente, o sistema de computadores do Airbus (aeronave com alto nível de automatização) mostra que "o avião não estava sabendo que iria pousar" e, por isso, o spoiler (freio aerodinâmico sobre as asas) não funcionou. Segundo Peterka, isso pode indicar uma falha ou mesmo pane geral no computador:

- Não se pode dizer que o piloto errou. Talvez ele tenha sido induzido a erro. Em segurança de vôo, ele é a última peça.