Título: Contas de Dantas e de parente geraram bloqueio
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 27/09/2008, Economia, p. 40

Medida foi adotada após alerta do serviço de inteligência britânico ao governo brasileiro

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. O serviço de inteligência financeira da Inglaterra detectou e alertou as autoridades brasileiras sobre uma movimentação expressiva entre duas contas envolvendo Daniel Dantas: uma do próprio banqueiro e outra de um familiar dele. A operação britânica resultou no bloqueio de US$46 milhões de Dantas, dono do Opportunity. O dinheiro foi bloqueado a pedido do Ministério Público Federal de São Paulo, que, com a Polícia Federal, está à frente da Operação Satiagraha, investigação sobre supostos crimes de Dantas.

- A cooperação de unidades de inteligência financeira foi fundamental - disse uma autoridade brasileira que acompanha o caso de perto.

A manobra que resultou no bloqueio dos US$46 milhões começou há pouco mais de um mês. Agentes da unidade de inteligência inglesa detectaram transferências expressivas de contas de Dantas e avisaram ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), no Brasil. Imediatamente, o presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, fez um relatório para o Ministério Público e para a Polícia Federal, como é praxe nesses casos. A partir daí, o Ministério Público, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), pediu o bloqueio do dinheiro de Dantas.

Ação tem caráter preventivo, segundo uma fonte

Segundo uma das autoridades do caso, a Justiça britânica decretou o bloqueio como uma medida preventiva, porque Dantas está sob investigação. Caso seja condenado, o dinheiro poderia ser usado para ressarcir eventuais prejuízos aos cofres públicos. Não houve irregularidades na movimentação de Dantas. O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, disse que a retenção dos recursos de Dantas no Reino Unido é importante para mostrar o alcance das medidas judiciais brasileiras em qualquer parte do planeta.

- O Brasil está numa posição pró-ativa no combate a impunidade - disse Tuma.

Procurado pelo GLOBO, por intermédio de sua assessoria de imprensa, Dantas preferiu não fazer comentários específicos sobre o caso. "O Opportunity reafirma que todas as suas atividades estão em conformidade com a Lei", diz nota divulgada ontem por auxiliares do banqueiro.