Título: Em busca dos votos nas ruas
Autor: Lima, Ludmilla de; Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 25/10/2008, O País, p. 3

Estratégia dos dois é marcar presença com militantes hoje.

As estratégias de Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB) para o último dia de campanha é marcar presença nas ruas. Gabeira começa sua programação hoje às 10h, na Rocinha, e, ao mesmo tempo, a "Onda Verde" vai se movimentar de trem, carro, a pé e de bicicleta pela cidade. A coordenação da campanha aposta na força dos cerca de oito mil voluntários cadastrados. Eles marcaram pela internet caminhadas pela orla, passeio ciclístico na Zona Sul, panfletagem em Bangu e corpo-a-corpo da Central do Brasil ao subúrbio com paradas em todos os ramais. Políticos da coligação também vão atuar em seus redutos eleitorais.

A frente organizada pela campanha de Paes, liderada pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), prevê a mobilização dos partidos aliados, que distribuirão militantes e cabos eleitorais para panfletar e agitar bandeiras com o número do candidato. Serão 16 carreatas, sendo que as três maiores sairão às 9h de Campo Grande, Largo do Machado e Tijuca, bairro onde Gabeira teve quase o dobro dos votos de Paes. Em Campo Grande, estarão presentes o deputado estadual Jorge Babu (suspeito de integrar milícias na Zona Oeste) e o deputado federal Carlos Santana, ambos do PT. Os dois convocaram vereadores com base na Zona Oeste, como Jairinho (PSC) e Jorge Felippe (PMDB). Na Tijuca, a movimentação é liderada pela candidata derrotada à Câmara Jurema Batista (PT) e pelo deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB). O presidente estadual do PT, Alberto Cantalice, diz que o partido porá nas ruas mais de três mil militantes pedindo votos.

A campanha de Gabeira iniciou ontem agendas paralelas, principalmente em áreas onde ele teve baixa votação. O deputado federal Índio da Costa (DEM) fez carreatas com o vereador eleito Alfredo Sirkis (PV) em Cachambi, Méier, Engenho de Dentro e Encantado. Segundo o prefeito eleito de São João de Meriti, Sandro Matos (PR), militantes estarão farão campanha nas ruas de bairros limítrofes ao município. O apoio representa uma dissidência no partido, agora aliado do PMDB. No Centro, militantes foram convocados para levarem camisas para serem customizadas no Buraco do Lume, ontem à tarde.

oglobo.com.br/pais/eleicoes2008