Título: Em 2011, já vai ser a Dilma
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 31/01/2009, O País, p. 4

Lula diz a conselheiros do Fórum Social Mundial que ministra ficará no seu lugar.

BELÉM. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem ao Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém, que na próxima edição do evento, prevista para 2011, deverá ser substituído pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Acompanhado de vários ministros, Lula só passou a palavra para Dilma. Pediu que ela anunciasse algumas medidas na área de comunicação, de interesse das organizações sociais que integram o FSM.

O presidente perguntou aos conselheiros quando seria realizada a próxima edição centralizada do FSM e, ao ser informado que provavelmente ela só acontecerá em 2011, aproveitou a deixa:

- Se fizerem em 2010, poderei ir como presidente. Se for em 2011, já vai ser a Dilma - disse Lula, segundo três participantes da reunião, que foi fechada e reuniu mais da metade dos 140 conselheiros.

Lula não usou a palavra "candidata". Os conselheiros brasileiros aplaudiram a chefe da Casa Civil. Dilma anunciou que, em breve, Lula assinará uma medida para viabilizar a conferência nacional de comunicação e explicou que quer resolver a situação de rádios e TVs comunitárias.

Os organizadores do FSM disseram ao presidente que existe a possibilidade de a próxima edição do FSM ser montada no Oriente Médio ou nos Estados Unidos, locais estratégicos para o crescimento do evento, mas explicaram que precisariam do apoio da diplomacia brasileira para conseguir liberação de vistos dos participantes. Lula prometeu ajuda.

oglobo.com.br/pais