Título: Lula sob holofotes da mídia
Autor: Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 31/03/2009, Economia, p. 21

Presidente usa imprensa estrangeira para promover Brasil

BRASÍLIA. Determinado a projetar o país como uma das nações emergentes mais atuantes no cenário internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agido intensamente nos últimos dias, em especial no front da mídia. O Brasil conquistou destaque em jornais como o francês ¿Le Monde¿, a emissora de TV americana CNN e na imprensa britânica, na semana passada. Movimento que pega carona na crescente importância dos países emergentes ¿ Brasil, Rússia, China e Índia (os Brics) à frente ¿ em tempos de crise internacional.

As aparições de Lula reforçam a estratégia do Palácio do Planalto de promover a imagem do presidente no exterior. Longe do epicentro da crise, Lula e demais chefes de Estado emergentes agradam porque, de um lado, comandam as nações que podem atenuar o abalo global. De outro, como ¿fizeram o dever de casa¿, apontam erros cometidos pelos países ricos. O próximo palco será a reunião do G-20, marcada para esta quinta-feira, em Londres.

¿ O G-20 ganhou importância em razão do potencial, sobretudo de países de dimensão continental. O Brasil é um país rico, detentor das maiores reservas de água do planeta e, por isso, é amplamente visado e cobiçado ¿ diz o sociólogo Lucio Castelo Branco, da Universidade de Brasília (UnB), que, porém, faz ressalva em relação a Lula. ¿ O presidente é um estadista insólito tropical, consumido pela mídia internacional como uma personalidade histriônica.

Suas declarações mostram mágoa e ressentimento. (Eliane Oliveira)