Título: Banco emprestava de graça
Autor:
Fonte: O Globo, 10/04/2009, O País, p. 4

Material apreendido indica fraude, diz PF.

SÃO PAULO. Em seis anos, o banco Opportunity movimentou R$465,2 milhões em contratos de mútuos, o tipo de operação de empréstimo que a PF considerou suspeito, feito entre empresas do grupo. Anteontem, munidos de mandados de busca e apreensão, agentes federais vasculharam os escritórios do grupo controlado pelo banqueiro Daniel Dantas, no Rio, e saíram com seus livros contábeis.

Contratos de mútuos são empréstimos sem ônus para o beneficiado, que apenas se compromete a restituir o bem emprestado em igual valor. É um negócio típico de pai para filho, mas que a lei de crimes financeiros proíbe que seja feito entre instituições de um mesmo grupo ou entre seus controladores, administradores, gestores e parentes - incluindo maridos e esposas, segundo procurador regional da República Rodrigo De Grandis, que investiga se os contratos das empresas foram feitos legalmente. Segundo o relatório da perícia sobre computadores apreendidos em escritórios do Opportunitty, apresentado pela PF à Justiça Federal no ano passado, há dois arquivos sobre contratos de mútuos considerados suspeitos, o que originou o aprofundamento das investigações.

Segundo o laudo 1354/08, a análise dos dados "chamou a atenção" dos peritos, "principalmente o arquivo mútuo". Para os peritos, esses mútuos eram "efetuados entre as empresas que pertencem ou têm relacionamento com o Grupo Opportunity". Segundo o documento da PF, os contratos poderiam simular transferência de recursos para outros fins.