Título: Minc tenta mudar MP até o último momento
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 15/04/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, tentou ontem, até o último momento, mudar a Medida Provisória 452, antes que fosse apreciada na Câmara. Em reunião com líderes do governo na Casa, Minc informou ter sido alertado de manhã pelo ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, se a MP fosse aprovada pelo Congresso, seria derrubada na Justiça, por ser inconstitucional. O ministro deixou o Congresso com a promessa de que o texto será modificado no Senado.

¿ Quero evitar que o governo pague um mico federal. Não se pode dispensar do licenciamento prévio obras com impacto ambiental. Imagine fazer isso com a BR-319 (Porto Velho-Manaus).

¿ Estamos fazendo milhares de exigências para evitar que ali se crie uma espinha de peixe ¿ disse Minc, referindo-se à abertura de estradas vicinais a partir da rodovia principal, o que contribui para a devastação.

Ele lembrou ainda que, em reunião de semana passada com o presidente Lula e ministros sobre estradas e ferrovias, ficou constatado que em 95% dos casos não há atraso por questões ambientais.

De manhã, Minc disse que a soja não é mais a vilã da Floresta Amazônica. Ele apresentou o monitoramento por satélite das plantações do grão em Mato Grosso, Pará e Rondônia. Só 0,88% do total de 157.896 hectares foram desmatados para plantação de soja. Ao todo, 1.385 hectares foram desflorestados para este fim em 12 municípios, dez em Mato Grosso.