Título: Tarso defende operação
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2009, Política, p. 2

O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou ontem que a Operação Castelo de Areia, deflagrada na quarta-feira pela Polícia Federal, tenha motivação política. Conversas telefônicas interceptadas com autorização judicial flagraram diretores da empreiteira, presos na operação, tratando de doações a partidos políticos durante a campanha municipal. Tarso disse que os políticos que criticaram a suspeita levantada pela operação de que ocorreu caixa 2 em outubro passado devem procurar a Justiça Eleitoral e o Ministério Público.

¿Se há conotação política ou não quem vai dizer é a Justiça Eleitoral. Quando é feito o inquérito, não se faz vínculo com ideologia, programa de partido ou liderança de partido político¿, rebateu Tarso, ressaltando que a operação foi feita com neutralidade e sem exibicionismo. Até o momento, as investigações apontam que sete partidos ¿ DEM, PSDB, PPS, PSB, PDT, PP e PMDB ¿ podem ter recebido doações ilegais nas eleições passadas.

O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, também rejeitou a crítica de que a operação tinha como foco irregularidades eleitorais. A ação da polícia apura supostas fraudes a licitações e remessas ilegais da Camargo Corrêa para o exterior, por meio de doleiros. ¿Não foi esse o foco (eleitoral). Mas se esse foco se caracterizar crime, vamos apurar, independentemente de partido. A Polícia Federal não atua pautada por questões político-partidárias¿, disse. Corrêa, Tarso e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram, ontem à tarde, da cerimônia de comemoração dos 65 anos da PF.

Durante a solenidade, o presidente Lula apresentou uma série de números para mostrar que, nos últimos seis anos, o orçamentou da PF mais que dobrou, alcançando a cifra de R$ 4,4 bilhões. Elogiou a melhoria da prova obtida nas investigações policiais, apontando dados. Lula citou que, atualmente, 60% das prisões decretadas são preventivas ante a uma média histórica de 10%. Ao contrário das prisões temporárias, suspensas em no máximo 10 dias, as prisões preventivas são decretadas pela Justiça quando há indícios mais consistentes de irregularidades e tem um prazo de duração bem maior.

O presidente pediu que Tarso acompanhe a tramitação do anteprojeto de lei que institui a Lei Orgânica da PF. ¿Se não cuidar, vai ficar lá¿, brincou Lula. O projeto está no Ministério do Planejamento e, antes de ser encaminhado ao Congresso, seguirá para a Casa Civil. A proposta define direitos, obrigações e prerrogativas dos federais e tem sido alvo de uma disputa interna por abrir a possibilidade de agentes e escrivães de se tornarem chefes.