Título: Perdão. Sou humano
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 25/04/2009, O Mundo, p. 27

Lugo diz que responderá na Justiça sobre casos de paternidade e que será um pai afetuoso.

Acossado por denúncias de paternidade e pressionado pela oposição, o ex-bispo e presidente do Paraguai, Fernando Lugo, rompeu ontem o silêncio e pediu perdão por decepcionar a Igreja e os paraguaios. Enfrentando sua maior crise em menos de um ano de governo e em meio a rumores de um possível pedido de impeachment, Lugo assegurou que permanecerá no poder porque é ¿o presidente eleito para a mudança e a mudança não será freada¿.

Nas últimas semanas, três mulheres afirmaram ter filhos com o ex-religioso ¿ num golpe à sua credibilidade.

Segundo analistas ouvidos pelo GLOBO, se o vice-presidente, o liberal Federico Franco, que já declarou sua decepção com Lugo, apoiar um pedido de julgamento político, a medida poderia ser aprovada no Congresso.

Abatido, Lugo assegurou que não teve intenção de ofender ninguém.

¿ Reconheço que faltei à Igreja e aos cidadãos que confiaram em mim. Mas a Constituição permite a privacidade ¿ afirmou o presidente, que manifestou a decisão de responder, ¿um por um¿, os pedidos de reconhecimento de paternidade apresentados à Justiça. ¿ Sou um ser humano, portanto nada humano é alheio à minha pessoa. Quero pedir perdão por estas circunstâncias e ratificar que minha versão será sempre a verdade.

Lugo prometeu não se esconder ¿na privacidade¿.

¿ Nesta tempestade de versões, decidi responder com prudência, o que não é o mesmo que esconder informação ¿ argumentou, dizendo que é um ¿ser humano imperfeito¿ e que assumirá suas responsabilidades.

¿ Quando a verdade nos acompanhar plenamente, verão este presidente como um pai disposto a multiplicar afetos e cuidados.

Ontem, um senador do Partido Liberal pediu a renúncia de Lugo.

Ainda se trata de uma atitude isolada, mas os rumores sobre um pedido de impeachment e até mesmo de golpe de Estado circulam há dias em Assunção.

¿ Diante dos rumores de um suposto plano de instabilidade ou conspiração, quero dar tranquilidade ao povo. O processo em que o povo escolheu no dia 20 de abril de 2008 não sofrerá interrupções até 15 de agosto de 2013 ¿ enfatizou o presidente.

A situação é delicada. Segundo Estela Ruiz Diaz, editora de Política do jornal ¿Última Hora¿, ¿se o vice-presidente apoiar o pedido de impeachment, ele pode virar realidade¿.

¿ Como o presidente e o vice têm um relacionamento tenso, isso é possível.

Mas Franco não parece disposto a derrubar Lugo ¿ explicou Estela.

A situação pode se complicar. A promotoria convocou Viviana Carrillo, cujo filho ganhou o sobrenome de Lugo, a depor sobre uma suposta tentativa de estupro, já que o relacionamento começou quando ela era menor de idade. O crime já teria prescrito, mas o estrago político pode ser grande. Já Damiana Morán, que já afirmara ter um filho com Lugo, anunciou ontem que vai pedir o reconhecimento de paternidade.

Outras duas mulheres, cujos filhos foram atribuídos pela imprensa a Lugo na quinta-feira, negaram qualquer relação com o ex-bispo.

Publicamente, a maioria dos congressistas afirma que não há motivo para impeachment. Nos bastidores, porém, a hipótese não é descartada.

¿ O impeachment é uma ameaça latente, mas por enquanto muitos colorados preferem apostar no desgaste de Lugo para voltarem ao poder em 2013 ¿ comentou a jornalista.

Já o vice-presidente liberal ainda estaria em dúvida sobre a estratégia a ser adotada por seu partido.

¿ Franco está adorando a crise, pois é o oposto de Lugo. Casado, pai de vários filhos numa família tradicional.

Mas não está claro se vai adotar atitude mais dura ou esperar as eleições ¿ disse uma fonte do partido.