Título: Dilma canta, dança e diz estar aliviada
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 28/04/2009, O País, p. 3

Ministra afirma que, como pessoa pública, tinha obrigação de avisar sobre a doença

MANAUS (AM). Dois dias após anunciar que está em tratamento contra um câncer linfático, a ministra Dilma Rousseff deu ontem demonstrações públicas de otimismo, cantou com as quebradeiras de coco de Manaus, ensaiou passos da dança regional e tirou fotos com populares no Centro Cultural dos Povos Indígenas.

Num discurso de meia hora, Dilma, num tom emocional, agradeceu a solidariedade dos manauaras.

¿ Fiquei muito emocionada pela imensa solidariedade de vocês, e tenham certeza que vocês me dão muita força e determinação.

Agradeço a todos o carinho e também por torcerem por mim.

Para mim, isso é muito importante ¿ disse Dilma, no fim de seu discurso sobre as ações de cidadania divulgadas no evento.

Algumas mulheres que estavam à frente do palanque e trabalham com o plantio de castanhas gritaram em coro: ¿Dilma presidente!¿.

As quatro quebradeiras de coco que cantaram para Dilma e Lula apontavam para a ministra quando entoavam o refrão: ¿Para mudar a sociedade, do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher¿.

Horas antes, em entrevista, a ministra falou sobre como está se sentindo após a descoberta da doença, e disse que está aliviada por ter tornado público seu estado de saúde. Sempre sorridente e demonstrando muita disposição, seja ao lado do presidente Lula ou quando rodeada por populares, Dilma disse que se sente muito bem e que, como pessoa pública, tinha a obrigação de avisar à população sobre a doença: ¿ Eu me sinto aliviada sim.

Achei muito bom ter anunciado.

É importante (anunciar a doença), sabe por quê? Se você é uma pessoa pública, deve satisfação à população. Então, comuniquei à p o p u l a ç ã o d a f o r m a m a i s transparente: olha, tenho uma doença assim. A doença, do ponto de vista dos médicos, foi curada.

Agora, tenho que fazer tratamento preventivo para que ela não volte. E tenho que ter o reconhecimento de muita sorte porque detectei no estágio inicial, 1A ou coisa parecida.

A ministra, que cumpriu toda a carregada agenda de Lula na capital amazonense e ficará lá hoje para atividades do Programa de A c e l e r a ç ã o d o C r e s c i m e n t o (PAC), afirmou que se sente tão bem como nos dias anteriores: ¿ Não tem sintoma. Você não se sente mal. Eu me sinto como me sentia ontem e anteontem.

Autoridades que passaram o dia com a ministra confirmaram que ela estava bem e que, nos intervalos dos eventos, demonstrou força.

¿ Dilma está ótima, muito confiante. Se fosse eu, teria me abatido ¿ comentou o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

A ministra interina do Meio Ambiente, Isabel Mônica Teixeira, elogiou Dilma em seu discurso: ¿ A Dilma está ótima, vocês estão vendo. Essa é a beleza da mulher.

Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário, também demonstrou otimismo: ¿ Ela está supertranquila e mostrando capacidade de reação.

Vai superar com tranquilidade isso.

Na entrevista, perguntada se não iria parar de trabalhar, Dilma respondia que ¿ninguém é superhomem ou uma supermulher¿, quando foi interrompida por Lula, que a pegou pelo braço e, em tom de brincadeira, suspendeu a entrevista: ¿ Vamos embora, Dilma. Mais uma pergunta sobre doença, vira doença.