Título: Dez países suspendem compra de carne suína. Comércio é ameaçado
Autor: Rodrigues, Eduardo; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 28/04/2009, Economia, p. 21

Produtos de México e Estados Unidos são alvo de barreiras protecionistas.

BRASÍLIA. A eventual ocorrência de uma pandemia de gripe suína complicará o processo de recuperação da economia global, chacoalhada por uma crise financeira sem precedentes. No ano passado, o Banco Mundial (Bird) estimou que o impacto de uma pandemia de gripe custaria US$ 3 trilhões e reduziria o Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 5%. E antes mesmo dessa hipótese se confirmar, o primeiro canal de transmissão já foi acionado: o comércio exterior.

Pelo menos dez países anunciaram ontem barreira à entrada de carne suína e derivados em seus territórios.

China, Rússia (dois dos maiores consumidores globais), Ucrânia, Cazaquistão, Filipinas, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Jordânia suspenderam total ou parcialmente as importações de carne suína e derivados de México e EUA. Neste caso, o alvo das barreiras são os estados americanos Texas, Kansas e Califórnia.

Outros países, como Indonésia e Líbano, foram além e proibiram qualquer entrada de produtos de origem suína em suas fronteiras, não importando a procedência.

Os efeitos negativos, porém, não devem se restringir a isso.

Os setores de turismo e de transportes, sobretudo o aéreo, podem ser afetados, bem como a indústria petrolífera.

¿ (O agravamento) poderia levar a restrições do trânsito de bens e pessoas devido a rígidos controles em portos e aeroportos ¿ afirmou James Auger, analista sênior da consultoria IHS Global Insight.

Pânico pode afetar consumo da população Um problema adicional é a reação dos agentes econômicos ao pânico, num momento em que muitos acreditam que a economia global dá sinais de recuperação.

¿ Basta apenas um pouquinho de más notícias agora para uma mudança de humor ¿ disse Auger.

Dependendo do grau de pânico, com a população evitando sair às ruas, até mesmo o consumo pode ser desacelerado, sobretudo nos EUA e no México.

Foi o que ocorreu na época da gripe aviária, que atingiu a economia de 12 países asiáticos.

¿ O que existe, por ora, são expectativas e vários canais de contágio, como comércio mundial e turismo ¿ disse o economista sênior do banco WestLB, Roberto Padovani. ¿ Na época da gripe aviária ocorreu dessa forma, e as exportações mundiais de frango caíram. O impacto certamente é negativo para a economia global, mas o quadro ainda não está claro.

Para o economista Fábio Silveira, da RC Consultores, não há parâmetro para medir os efeitos da gripe suína sobre a economia mundial. Um dos reflexos prováveis, disse ele, será a queda das cotações de soja e milho, insumos importantes na área de suínos, e cujos preços internacionais vinham subindo: ¿ Isso não vai fazer com que o PIB americano, ou o mexicano, caia meio ponto percentual. Há um imenso pânico que, a curto prazo, causará danos localizados nos setores de transporte aéreo e turismo.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, lamentou a suspensão das importações de carne suína e derivados de México e EUA. Para ele, não há argumento técnico que justifique a medida.

Epidemia provoca corrida entre farmacêuticas Umas das primeiras reações nas bolsas internacionais foi a queda das ações de companhias aéreas e redes hoteleiras que operam no México. Os gastos de visitantes estrangeiros no país somaram US$ 13,3 bilhões em 2008 e são a terceira maior fonte de dólares da economia mexicana, atrás da exportação de petróleo e das remessas de dinheiro dos emigrantes.

Segundo o diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagem, Leonel Rossi Júnior, os turistas do mundo todo estão sendo aconselhados a evitar o México. Para Rossi, não há motivos para cancelamento de visitas aos EUA e à Europa, onde só há casos isolados.

Já o setor farmacêutico, cujas ações subiram nas bolsas europeias nos últimos dias, tende a acelerar a produção, na corrida pelo lançamento de um medicamento contra a gripe suína.