Título: CNI: abril pode marcar início da retomada da indústria
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 05/06/2009, Economia, p. 25

Uso da capacidade instalada subiu para 79,2% no mês. Mas faturamento e emprego no setor caíram.

BRASÍLIA e RIO. O mês de abril marcou, para o setor industrial brasileiro, um período de transição entre a fase aguda da crise internacional e a retomada da expansão da produção. Enquanto indicadores como faturamento, emprego e horas trabalhadas caíram em relação a março, houve aumento do uso da capacidade instalada em vários setores - incluindo o automotivo -, informou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a pesquisa mensal da entidade, na comparação com março, o faturamento industrial recuou 1,9%, as horas trabalhadas diminuíram 0,1% e o emprego caiu 1,1%, a sexta queda consecutiva e o pior resultado desde o início da série histórica, em 2003. Mas os economistas da CNI apostam numa retomada mais firme da atividade no segundo semestre de 2009.

"O resultado de abril sugere que a indústria passa por um processo de transição entre a abrupta queda registrada no quarto trimestre de 2008 e uma recuperação que ainda não está delineada", diz o boletim da CNI.

Na contramão das demais variáveis, o indicador dessazonalizado de utilização da capacidade instalada registrou em abril crescimento de 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, para 79,2%. É a terceira alta seguida. Um dos destaques foi o setor automotivo, beneficiado com redução do IPI e ampliação do crédito.

No primeiro quadrimestre, as vendas industriais caíram 8,4%, o mais elevado patamar já registrado. Nos quesitos emprego e horas trabalhadas, as quedas foram de 2% e 0,8%.

IBGE: atividade industrial cresce em 7 de 14 regiões

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que a produção industrial está se recuperando. Citando dados do IBGE, ele afirmou que, embora tenha sido registrada queda de 3,9% nos últimos 12 meses, os indicadores vêm melhorando.

- Os resultados deste quadrimestre, comparados com os do ano passado, são muito menores, mas pelo quarto mês consecutivo a indústria apresenta recuperação.

Ontem, o IBGE informou que a atividade industrial cresceu em sete das 14 regiões pesquisadas em abril. O Espírito Santo teve a maior expansão (7,1%) na comparação com março. No Estado do Rio, houve retração de 0,5%, abaixo da média nacional, de 1,1%.