Título: Guerra de poder permanece
Autor: Colon, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 02/04/2009, Política, p. 4

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu trocar o advogado-geral, posto jurídico mais importante da Casa e responsável pelos pareceres dados à administração e também a assuntos políticos. O anúncio foi feito ontem a Luiz Fernando Bandeira de Mello, que ocupava o cargo desde outubro do ano passado em substituição a Alberto Cascais.

Numa conversa reservada em seu gabinete às 13h, antes de viajar para a Argentina, Sarney explicou a Bandeira que vinha sofrendo pressões de advogados de carreira para que ele fosse trocado. O atual advogado-geral tem formação em Direito, mas passou em concurso como consultor legislativo. O senador afirmou que a medida visava a diminuição da tensão interna.

A pressão para a mudança vinha sendo comandada pelo próprio Cascais, exonerado do comando da Advocacia no ano passado pelo então presidente Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) depois de tentar encontrar brechas para burlar a lei antinepotismo. Homem de confiança de Agaciel Maia, Cascais trabalha para emplacar Shalom Granado no lugar de Bandeira. Shalom é secretário do Controle Interno. Cascais deve assumir esse órgão. Essa mudança de cadeiras confirma que Agaciel continua dando as cartas dentro do Senado. Seus aliados ainda estão no comando dos postos mais importantes da Casa: gráfica, Prodasen, Secretaria de Telecomunicações, e Recursos Humanos. Faltava a Advocacia-Geral, que agora deve retornar aos braços do seu grupo político no Senado. (LC)