Título: A Petrobras criou um monstro para si mesma
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 09/06/2009, O País, p. 4

JOSÉ PAULO CAVALCANTI

Ex-integrante do Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional, e consultor da Unesco, o jurista pernambucano José Paulo Cavalcanti diz acreditar que a Petrobras deu um tiro no próprio pé ao criar um blog para responder aos questionamentos da imprensa brasileira.

Chico Otavio

Como o senhor viu o lançamento do blog "Fatos e Dados"?

JOSÉ PAULO CAVALCANTI: Isso é uma bomba atômica. A Petrobras está criando um monstro contra ela mesma. E isso é muito bom. Daqui a pouco, ela terá dificuldade de começar a responder. Vai ficar a dúvida: responde a uma e não responde a outra?

O blog intimida a imprensa?

CAVALCANTI: A Petrobras foi deselegante e desatenciosa com jornais e jornalistas. Mas seguramente não haverá uma segunda vez. Os repórteres serão mais cuidadosos com as perguntas. Se ficaram chateados agora, na próxima vão camuflar para impedir a exposição antecipada. Mas ilegal o blog não é. Do ponto de vista da democracia, pode representar até avanço quando uma entidade com a Petrobras adota essa política.

O senhor acredita, mesmo, que a intenção do blog seja a da transparência?

CAVALCANTI: Não consigo acreditar que seja para valer. Mas temos de dar um crédito de confiança. O passo seguinte, se a ideia é a abertura ampla, será a exposição de todas as questões que envolvem a empresa. Sendo assim, é bom que eles abram os flancos. Deveriam mostrar, em sua diretoria, de que partidos foram as indicações, quanto eles recebem, os contratos gerenciados por eles, os critérios no financiamento de ONGs e eventos patrocinados pela estatal.

O senhor acha possível que "Fatos e Dados" mereça crédito de confiança?

CAVALCANTI: Precisam enxergar as oportunidades. Será mesmo bom ou ruim para a Petrobras? Se ela estiver disposta a atender a todas as questões, ganhamos todos. Se quiser escolher as perguntas a responder, perde todo o mérito. Só o futuro vai dizer se a Petrobras merece esse elogio. Se é para abrir tudo, os jornalistas devem cobrar. A empresa não sabe o risco que está correndo. Isso é um jogo de xadrez.

E se a Petrobras manipular o blog?

CAVALCANTI: Se virar um artifício propagandístico, perderá a grandeza democrática. É preciso fazer como os franceses, por exemplo. Quando pesquisava acidentes nucleares, conheci um arquivo em Paris, Documentação Francesa, que franqueava todos os documentos. Naquele país, a lei de acesso à informação pública é bem definida.