Título: Bolsa sobe com alta de commodities
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 24/06/2009, Economia, p. 21

Depois de oscilar diversas vezes entre os campos negativo e positivo no dia, mas sempre perto de zero, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o dia com leve alta, de 0,64%, do Índice Bovespa (Ibovespa), aos 49.813 pontos, puxada pela recuperação das commodities (matérias-primas, como petróleo e metais), já que as empresas do setor têm peso de 50% na bolsa brasileira. Ainda assim, entre a máxima e a mínima, comprovando mais um dia fraco, o Ibovespa variou apenas 772 pontos.

O economista da Um Investimentos, Hersz Ferman, lembrou que o dólar voltou a se enfraquecer perante as demais moedas do mundo. No Brasil, caiu 2,08%, para R$1,982. Esse movimento torna as matérias-primas (cotadas na moeda americana) mais baratas e aumenta a corrida para elas, valorizando-as. Com isso, as ações de siderúrgicas estiveram entre as maiores altas da Bolsa. As ações da Usiminas subiram 5,29% e as da Gerdau, 3,88%.

Os advogados de Bernard Madoff, que confessou ter orquestrado uma fraude de mais US$65 bilhões, pediram clemência ao juiz. Em carta, os advogados dizem que há uma atmosfera de linchamento em torno de Madoff. Lembrando que Madoff tem 71 anos, pedem uma sentença de 12 anos para o gestor.

oglobo.com.br/economia