Título: Unesco: diretor preterido se encontra com Amorim
Autor: Jardim, Lúcia
Fonte: O Globo, 08/07/2009, O País, p. 8

Itamaraty negou apoio a brasileiro para cargo

PARIS. Após reencontrar pela primeira vez o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim - desde que uma polêmica em torno da sua candidatura ao posto de secretário-geral da Unesco provocou um mal-estar na diplomacia brasileira -, o diretor-geral adjunto da organização, Márcio Barbosa, disse que ainda crê numa vitória para o cargo neste ano. A controvérsia ocorreu em maio, quando o Itamaraty negou apoio à indicação dele, declarando preferência pelo egípcio Faouk Hosny na eleição marcada para setembro.

Os dois se cruzaram no momento em que o presidente Lula chegava à sede da organização, ontem à tarde, em Paris, para receber o prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz. Amorim integrava a comitiva presidencial e teria cumprimentado o diretor-geral adjunto "normalmente", segundo Barbosa.

- Conheço o Celso há 30 anos, e não há um problema pessoal entre nós. Só temos posições diferentes - justificou, destacando que Lula fora "muito amistoso".

O postulante a secretário-geral da instituição ressaltou que, se uma conjunção de fatores favoráveis ocorrer até o início da eleição, em 14 de setembro, ele continua com chances de chegar ao cargo. Barbosa explicou que, no caso de os 58 membros do conselho não consolidarem maioria (30 votos) em torno de um dos nove candidatos apresentados, um novo cenário eleitoral pode surgir.

- Muitos países continuam me consultando e pedindo um nome brasileiro. Continuo sendo procurado, o que não estaria acontecendo se eu já estivesse descartado - disse Barbosa.

Ele afirmou que recebeu a solidariedade de "milhares" de compatriotas nos últimos meses e se sente o candidato dos brasileiros.

- Entre aspas - brincou. (Lúcia Jardim)