Título: Minc diz não ver ilegalidade em triangulação
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2009, O País, p. 5

BRASÍLIA. Contratada pela deputada Cida Diogo (PT-RJ), Maria Margarida Galamba de Oliveira, a Guida, mulher do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deveria seguir o regime de trabalho de 40 horas semanais. Mas ela aparece no gabinete da parlamentar em, no máximo, três dias da semana, como relatou a própria Cida Diogo. Um secretário parlamentar não é obrigado a marcar o ponto diariamente, caso de Guida. Assim, não há como se certificar do cumprimento da jornada.

No dia 5 de cada mês, o deputado encaminha a lista de frequência de seus funcionários ao Departamento Pessoal. O parlamentar tem autonomia para preencher a ficha. Cida Diogo não informou se Guida, além de trabalhar às terças e quartas na Câmara, e eventualmente às quintas, faz algum trabalho externo. Um secretário parlamentar ainda recebe hora extra nas sessões da Câmara que passam das 19h, geralmente terças e quartas. Mas, para ter direito a esse adicional, é obrigado a bater o ponto ao fim da sessão.

Minc voltou a se recusar ontem a dar entrevista sobre a contratação de sua mulher no gabinete de Cida em troca da nomeação de Flávia Martins Marques, ex-servidora da deputada, em seu ministério. Em nota, Minc disse, lacônico, que não tem qualquer grau de parentesco com Flávia. Por isso, para o ministro, não há qualquer ilegalidade ou imoralidade no processo e "não há qualquer reparação a ser feita". Cida Diogo evitou comentar o assunto.