Título: Acesso a reservas de petróleo é maior preocupação das indústrias do setor
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 12/07/2009, Economia, p. 31

Pesquisa mostra temor com instabilidade política e dificuldade geológica

As dificuldades cada vez maiores ao acesso às reservas de petróleo, a forte volatilidade nas cotações desse produto, a incerteza com respeito às políticas energéticas dos diferentes países, a necessidade de reduzir gastos e os riscos de mudanças nas políticas fiscais (regulação) são os principais fantasmas que assombram empresas de petróleo de todo o mundo este ano.

Estas preocupações fazem parte de uma lista de dez maiores riscos para este ano, apontados por executivos de companhias petrolíferas e de analistas de Europa e Estados Unidos no "Relatório Global sobre Riscos nos Negócios do Setor de Petróleo e Gás", elaborado pela Ernst&Young com a Oxford Analytica, inédito no Brasil .

O sócio da Ernst&Young José Carlos Pinto explicou que os maiores riscos apontados no levantamento mostram as preocupações das empresas globais em todos os países onde atuam, e também no Brasil.

O executivo destacou que o estudo mostra uma mudança em comparação aos riscos apontados na pesquisa de 2008, já como reflexo da crise mundial. O acesso às reservas, que em 2008 ocupava o quarto lugar na lista de preocupações, este ano é listado em primeiro lugar.

- Cada vez mais o petróleo se encontra em regiões com muita incerteza política, como no Oriente Médio e na África; ou em reservas de acesso difícil, exigindo tecnologias novas e sofisticadas, como é o caso do pré-sal - explicou José Carlos Pinto.

O déficit de pessoal qualificado, que no ano passado era a maior preocupação, com a atual crise econômica caiu para o sexto lugar no ranking.