Título: São Paulo investiga mais 5 mortes
Autor: Costa , Célia
Fonte: O Globo, 18/07/2009, Rio, p. 9

SÃO PAULO E PORTO ALEGRE. Pelo menos mais cinco mortes que podem ter sido provocadas pelo vírus H1N1 estão sendo investigadas em São Paulo, estado onde três pessoas já morreram com a gripe suína. As vítimas são mulheres, com idades entre 32 e 56 anos, que estavam internadas em Campinas. Três delas morreram ontem e as outras duas, nos dias 8 e 11 de julho. No Rio Grande do Sul, onde já foram confirmados sete óbitos, está sendo investigada a morte de uma mulher, aos seis meses de gravidez.

Em Campinas, segundo a Secretaria de Saúde do município, as vítimas morreram com síndrome respiratória aguda, o que, de acordo com o Ministério da Saúde, pode caracterizar a contaminação pelo vírus H1N1. As cinco mulheres estavam com pneumonia.

A Prefeitura de Campinas disse que existem na cidade 49 casos confirmados da doença e 50 suspeitos.

Grávida morre cinco horas depois de ser internada Na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, uma grávida de seis meses morreu na madrugada de sexta-feira. Ela foi levada ao hospital, por familiares, na início da noite de quinta-feira, com sintomas da doença. A mulher morreu cerca de cinco horas depois da internação, por volta de meianoite.

Segundo o Secretário de Saúde de Passo Fundo, Alberi Grando, a mulher tinha 31 anos e apresentava os sintomas da gripe suína.

Em Osasco, na Grande São Paulo, duas funcionárias do Hospital Sino-Brasileiro, onde morreram as duas vítimas de gripe suína no município, tiveram que ser internadas por apresentarem sintomas da doença. Segundo o médico Ricardo Lavieri, gerente do SinoBrasileiro, uma delas já está internada há dois dias no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista.

Ela estaria passando bem, com previsão de alta para hoje. A outra funcionária foi internada ontem no próprio Sino-Brasileiro.

Lavieri não soube dizer se as duas tiveram contato direto com o jovem de 21 anos que morreu naquele hospital, no último dia 11, vítima da gripe.

Procura por hospital aumentou em 30%

Os registros de novos casos da doença e das duas mortes em Osasco fizeram o movimento aumentarem cerca de 30%, nos últimos dias, no Hospital Sino-Brasileiro.

Para o gerente da unidade, isso já era esperado: ¿As pessoas estão mais preocupadas. Mesmo quando os sintomas são de gripe sazonal (comum), as pessoas procuram os hospitais em vez de tomar apenas um Tylenol ¿ afirmou, referindose a um dos medicamentos mais utilizados no tratamento de dores e febre.

Na próxima semana , o Exército vai montar uma central de triagem de pacientes em frente aos postos de atendimento de urência em Osasco. O objetivo dos militares é reduzir o tempo de espera por atendimento nos prontos-socorros.