Título: Vale acha petróleo
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 01/08/2009, Economia, p. 37

Poço tem parceria com Petrobras e Repsol

SÃO PAULO. A Vale confirmou ontem a existência de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural) no poço exploratório de Vampira, localizado na Bacia de Santos. Segundo comunicado da empresa ao mercado, duas amostras colhidas entre 4.821 e 4.841 metros de profundidade indicam, em uma análise preliminar, a presença de petróleo leve e gás no poço. "Somente após a realização de testes necessários será possível estimar o volume de hidrocarbonetos descoberto", afirma a Vale em nota.

A Vale possui participação de 12,5% no consórcio, liderado pela Repsol com 40% e que conta também com participação da Petrobras, com 35%, e da Woodside Energy, com 12,5%. A Repsol já havia comunicado nesta semana a descoberta de indícios de hidrocarbonetos no poço, localizado no bloco S-N-789, dentro da área BM-S-48.

Segundo a Vale, a campanha de perfuração, que foi iniciada em setembro passado no poço Panoramix e teve continuidade no poço Vampira, posteriormente incluirá um poço adicional neste e no próximo ano. A descoberta de Panoramix foi anunciada em maio, sendo o primeiro sucesso da Vale na exploração de gás natural nas bacias brasileiras. O portfólio de exploração da Vale é de 26 blocos, em 14 concessões offshore. A empresa prevê investimentos em exploração de gás natural de US$261 milhões para 2009, dos quais US$72 milhões já foram realizados.