Título: Duque emprega fantasma no Conselho de Ética
Autor:
Fonte: O Globo, 29/07/2009, O País, p. 8

Advogado é assessor do senador no Rio; ele não trabalha no órgão

Há mais de oito meses, um assessor do senador Paulo Duque (PMDB-RJ) foi transferido do gabinete do parlamentar para o Conselho de Ética, com um salário de R$ 5 mil, mas não dá expediente no órgão, segundo reportagem publicada ontem no jornal ¿O Estado de S.Paulo¿.

Luiz Eustáquio Diniz Martins, que é advogado do PMDB no Rio, foi nomeado em 4 de janeiro de 2007, em ato assinado pelo ex diretor-geral Agaciel Maia, para o gabinete do então senador Regis Fichtner ¿ que deixou o cargo para Duque, então segundo suplente, após assumir como chefe do Gabinete Civil do governador Sérgio Cabral.

Martins foi transferido para o Conselho de Ética em 19 de novembro de 2008, antes, portanto, de Duque assumir a presidência.

Na sala onde está lotado, os funcionários dizem não conhecê-lo. O chefe do gabinete de Paulo Duque, Zacheu Barbosa Teles, admitiu que o advogado é assessor do senador, e não do Conselho. Ele foi para o órgão, segundo Teles, para resolver um problema de falta de vaga no gabinete de Duque. ¿Foi preciso fazer umas trocas¿, explicou Zacheu ao ¿Estado¿.

Na internet, Martins tem um anúncio publicado num site chamado Classificados Brasil, em que oferece serviços de palestras, cobrando R$ 5 mil. ¿Sou advogado, cientista político, professor universitário de mestrado, coordenador de ciência política da Faculdade Internacional Signorelli (Rio de Janeiro), dirigente partidário e funcionário do Senado Federal. Especialista em campanha eleitoral e estratégia de marketing político. Tenho condições de ser contratado para palestras, cursos rápidos de 1 semana, entre outras opções.¿ No anúncio, o advogado cita o nome de sua empresa, a Diniz Martins Global Business, mas fornece como contatos os telefones tanto do PMDB do Rio de Janeiro ¿ onde dá expediente como advogado ¿, e o do gabinete do senador Paulo Duque, em Brasília, além de um celular pessoal. O endereço citado, porém, é o do diretório regional do PMDB.

No gabinete de Paulo Duque, a informação é a de que o advogado ¿não se encontra porque é assessor do senador e está no Rio de Janeiro com ele.¿ Procurado no celular, Martins disse que não poderia falar porque estava ¿no trânsito e poderia levar uma multa¿. Perguntado sobre a sua nomeação no Conselho de Ética, foi irônico: ¿ Ah, é? Então, você está falando com um fantasma? À reportagem do ¿Estado¿, ele disse que assessora Paulo Duque desde janeiro de 2007, mas depois corrigiu-se. ¿Eu trabalho com ele há muitos anos.

Sou assessor do senador¿.

Sobre o expediente no Conselho de Ética, ele afirmou trabalhar para o órgão. ¿São atividades que não dizem respeito a jornalistas. Eu não tenho que lhe dar informações sobre nada¿, afirmou.