Título: Partidos atrasados já ganharam a eleição de 2010
Autor: Braga, Isabel; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 23/08/2009, O País, p. 3

O ex-governador do Acre Jorge Viana diz que a amiga Marina Silva tem potencial para crescer, caso se candidate à Presidência da República pelo PV. Ele reconhece que o PT vive uma crise profunda, mas atribui parte do problema às rixas entre petistas e tucanos. (J.C.)

O GLOBO: A candidatura de Marina Silva atrapalha Dilma Rousseff? JORGE VIANA: É uma vitória do presidente Lula ter uma eleição com o governador José Serra, a ministra Dilma, a senadora Marina, o deputado Ciro Gomes. Para o Brasil é bom, não é ruim. Estamos bem servidos se os candidatos forem esses.

Mas a questão é se a ex-ministra Marina vai tirar apoios da ministra Dilma.

VIANA: A Marina não vai tirar apoio de ninguém.

Se crescer, vai conquistar apoio e não tirar. Os apoios que conquistar eventualmente virão de todos. O diálogo com a Marina, o que ela faz é para o conjunto da sociedade.

Então pode tirar votos do Serra? VIANA: Ela vai tentar estabelecer um diálogo com a sociedade.

O PT está em crise moral? VIANA: Não vou negar que cometemos erros graves e continuamos cometendo. Mas o PT está pagando um preço que não é só dele na crise que a política convencional está passando.

Ponho na conta dessa quase irracionalidade da disputa entre PT e PSDB. Os dois partidos mais avançados do país, por conta de disputas e dessa situação mal resolvida em São Paulo, contaminam o Brasil. Nessa quase irresponsabilidade no enfrentamento político entre PT e PSDB, a gente tem a sobrevivência de forças políticas atrasadas, que mancham a biografia, ora do PT ora do PSDB. São as alianças que somos obrigados a fazer que estão fazendo isso. Aí não tem reforma política no Brasil.

Uma hora você põe a culpa no PSDB, como foi no governo do Fernando Henrique, que fracassou na relação com o Congresso e deu sobrevida ao fisiologismo. Ora tem a culpa do PT, que está tendo que conviver e, direta ou indiretamente, dar sobrevida ao fisiologismo.

O governador Binho Marques defende uma união entre PT e PSDB.

VIANA: Tínhamos que ter uma convivência razoável para não ficarmos reféns das forças atrasadas. Enquanto não tivermos uma convivência pacífica como uma democracia madura exige, os partidos atrasados vão dar as cartas.

Aliás, os partidos atrasados já ganharam as eleições de 2010. Só estão esperando que o PT e o PSDB discutam qual deles vai ganhar para tomarem posse no novo governo.