Título: Governo federal agora tem 120 estatais
Autor: Rangel, Juliana; Barbosa, Flavia
Fonte: O Globo, 01/09/2009, Economia, p. 21

Só Petrobras tem 22 subsidiárias

BRASÍLIA. Desde 2003, quando teve início o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo menos uma dezena de novas estatais federais foram criadas: empresas que saíram do papel partindo do zero ou novas subsidiárias criadas e ou compradas por grandes conglomerados que já existem, como a Petrobras. As áreas são as mais diversas, passando pelos setores de semicondutores, pesquisa energética e até financeiro.

Entre essas novas estatais estão o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), criado em novembro de 2008 com o objetivo de produzir e comercializar semicondutores e sistemas de circuitos integrados; e a Empresa de Pesquisa Ferroviária (EPF), que deve entrar em operação ainda este ano e será responsável pelos estudos sobre a construção do trem-bala. Isso sem contar a caçula do governo, a Petro-Sal.

Ao todo, o governo federal conta com cerca de 120 estatais, número que inclui as subsidiárias dos grandes grupos. Nos últimos anos, a Petrobras fez algumas compras de empresas, como a Petroquímica Triunfo, em 2004, e a Suzano Petroquímica, em 2007. No setor financeiro, o atual governo também expandiu suas atuações, sobretudo via Banco do Brasil (BB), que, nesta semana, anunciou a criação da BB Money Transfers, localizada nos EUA.

O governo admite a criação por lei de apenas quatro empresas: a Hemobrás, que fabrica hemoderivados; a Empresa de Planejamento Energético (EPE); a Empresa Brasil de Comunicação (EBC); e a Ceitec. Nesse bolo estava também o Banco Popular do Brasil, comandado pelo BB, mas que acabou sendo fechado e suas áreas, incorporadas a uma diretoria do próprio BB.

Oficialmente, o governo entende que tem apenas 68 empresas estatais federais, sendo 59 do setor produtivo e nove do setor financeiro.

Das empresas do setor produtivo, 15 pertencem ao grupo Eletrobrás e 22, ao grupo Petrobras. (Patrícia Duarte)