Título: Melhor tática é ter duas candidaturas
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/09/2009, O País, p. 8

Ciro promete decisão até fevereiro; Serra comemora liderança folgada

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) avaliou seu crescimento nas pesquisas de intenções de votos para a disputa presidencial de 2010, conforme mostrou a pesquisa CNI/Ibope, como um reforço da tese de que é melhor lançar de duas candidaturas da base de apoio do presidente Lula.

Ciro disse que está em campanha e criticou a base da aliança PT-PMDB, classificada por ele de ¿moralmente frouxa¿.

¿ Tenho uma opinião antiga, antes de qualquer pesquisa, de que a melhor tática para nós que apoiamos esse projeto que o Lula iniciou é apresentar duas candidaturas, e a pesquisa reforça essa posição ¿ disse Ciro.

Dizendo depender de seu partido, Ciro disse que até fevereiro de 2010 terá uma decisão final sobre a candidatura. Já o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB, disse ter ficado satisfeito com o resultado da pesquisa CNI-Ibope. Embora diga considerar cedo para tratar de eleição, Serra lembrou estar ¿folgadamente¿ na frente dos demais pré-candidatos.

¿ Quero manifestar apenas que estou satisfeito em estar no primeiro lugar, folgadamente até. Não significa campanha, mas algo que representa uma vantagem ¿ disse ele.

Para o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), a pesquisa mostrou resultados típicos de uma entressafra, minimizando a estagnação da candidatura de Dilma Rousseff: ¿ No caso da ministra Dilma, reputo ao fato de ela ter ficado muito afastada. Mas quem deve se preocupar é o Serra, porque, quem tem a posição que ele ocupa e a história eleitoral dele, ter 34% é pouco.

A senadora Marina Silva (PV-AC), que apareceu com índices entre 6% e 11% da preferência do eleitor, disse que o resultado é positivo: ¿ Como meu nome entrou para aferição há dois meses, o resultado é muito positivo. É muito cedo porque as candidaturas serão definidas em 2010, mas é para celebrar. A candidatura representa inovação.