Título: Ibope: Ciro cresce, Serra e Dilma perdem pontos
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/09/2009, O País, p. 8

Governador de SP ainda lidera disputa presidencial, com 35%, mas deputado passa ministra e chega à frente contra Aécio

BRASÍLIA. O deputado Ciro Gomes (CE), eventual candidato do PSB a presidente, subiu na preferência do eleitorado, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, e chega a liderar as intenções de voto quando o concorrente tucano é o governador de Minas, Aécio Neves. Já as candidaturas da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pelo PT, e do governador de São Paulo, José Serra, pelo PSDB, perderam espaço. Serra continua liderando, mas caiu quatro pontos em relação à pesquisa de junho, da mesma série, enquanto Dilma caiu de três a quatro pontos. Em todos os cenários, o deputado Ciro Gomes aparece em empate técnico ou à frente da ministra.

Foram pesquisados seis cenários e incluído o nome de Marina Silva, que não estava no levantamento de junho. No cenário mais provável, com quatro candidatos competitivos, Serra lidera com 35%, seguido de Ciro (17%) e Dilma (15%). A senadora Marina Silva (PV-AC) teria 8% nesse cenário. Os votos em branco e nulos somariam 14%, e 10% não responderam ou não sabem em quem votariam.

Responsável pela análise das pesquisas, Amauri Teixeira disse que a intenção de voto neste momento é muito volátil e o eleitor não tem referências fortes dos candidatos. Segundo ele, o crescimento de Ciro deve ter sofrido influência da propaganda política do PSB na TV.

A intenção de votos de Ciro varia de 14% a 28%, dependendo do cenário. Ele fica com 14%, empatado com Dilma, quando entram no levantamento Serra (34%), a vereadora do PSOL Heloísa Helena (8%) e Marina (6%). Ciro sobe para 28% quando Aécio substitui Serra e estão na disputa Dilma e Marina. Neste cenário, os votos em branco e nulos somariam mais do que Dilma: 19% contra 18%.

Nos cenários com Serra, Ciro cresce cinco pontos percentuais em relação a junho, diminuindo a diferença para o tucano de 26 para 17 pontos percentuais e assumindo o segundo lugar, que era de Dilma. Quando Aécio é o candidato, Ciro, além de assumir a liderança, abre dez pontos percentuais sobre Dilma.

Dilma tem maior rejeição: 40% não votariam nela O levantamento mostra que hoje Dilma teria entre 14% e 18% dos votos. Segundo Teixeira, a pesquisa não forneceu elementos suficientes para analisar a queda de Dilma: ¿ O eleitor muda muito de opinião neste momento. Temos um quadro instável para que se percebam tendências nítidas.

A pesquisa indica ainda que Dilma tem alto índice de rejeição e é pouco conhecida. Entre os pesquisados, 40% disseram que não votariam nela, e 32% afirmaram conhecê-la bem ou mais ou menos. O mesmo percentual de rejeição teve Heloísa Helena. Aécio e Marina surgem com 37%, seguidos de Ciro, com 33% e de Serra, com 30% de rejeição.

A pesquisa confirmou ainda a avaliação positiva do governo (que oscilou de 68% para 69%); e do próprio presidente, de 80% para 81%. Recuaram as percepções sobre o crescimento do desemprego e da inflação