Título: O Brasil tem muito a conversar com o Irã, diz Lula
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 24/09/2009, O Mundo, p. 39

Presidente se encontra com Ahmadinejad em NY e o aconselha a facilitar inspeção de seu programa nuclear

NOVA YORK. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se durante a tarde no hotel Intercontinental com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e os dois conversaram por cerca de uma hora. Lula disse que o iraniano visitará o Brasil em novembro, e que ele viajará a Teerã no começo de 2010. Na pauta, Lula mencionou o desequilíbrio da balança comercial entre os dois países, favorável ao Brasil, o interesse comum na troca de informações sobre produção de petróleo, e disse ainda que aconselhou Ahmadinejad a facilitar o trabalho de fiscalização de seu programa nuclear.

¿ Não fico nada constrangido de encontrar com Ahmadinejad.

Não tenho nada com o que outros presidentes pensam, não sei se gostam ou não dele. Vou encontrar com ele pois ele é presidente de uma grande nação e nós temos uma conversa de chefes de Estado. Isso aqui não é um clube de amigos. O Brasil tem muita coisa para conversar com o Irã, que é um grande produtor de petróleo ¿ disse.

O presidente acrescentou que conversou sobre o programa nuclear iraniano e que recebeu garantias de Ahmadinejad de que se trata de um programa para uso pacífico de energia nuclear.

¿ Não trabalho com insinuações.

A ONU tem órgãos de fiscalização e até agora não há nada que possa fugir da conclusão de que o Irã quer tecnologia para fins pacíficos. Claro que eu aconselhei Ahmadinejad a facilitar as fiscalizações.

EUA e Rússia concordam sobre sanções contra Irã Mas o programa nuclear do Irã sofreu um duro golpe ontem.

Após seu discurso, Barack Obama conseguiu avançar na luta pela não-proliferação de armas nucleares ao se encontrar com o presidente russo Dmitri Medvedev.

Os dois concordaram sobre a necessidade de sanções adicionais a Teerã caso Ahmadinejad se recuse a interromper seu programa de enriquecimento de urânio. Medvedev deixou claro que Moscou se dispõe a apoiar novas sanções, apesar da relutância da Rússia em participar de tais medidas punitivas.

Além disso, os cinco países do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, disseram esperar, para a próxima quinta-feira, uma resposta do Irã sobre o pedido de paralisação de seu programa nuclear.