Título: Fundos de pensão americanos estão de olho em negócios no Brasil
Autor: Frish, Felipe
Fonte: O Globo, 12/09/2007, Economia, p. 24

Energia está entre os setores mais atrativos para os investidores.

Antes mesmo de o Brasil atingir o grau de investimento, fundos de pensão americanos já desembarcaram no país para prospectar negócios. É que ao conseguir esse selo de garantia, dado pelas agências classificadoras de risco, o Brasil entrará no rol das nações apontadas como porto seguro para os investidores. O Calpers, considerado um gigante, está entre os 12 fundos de pensão em visita ao Brasil. Donos de um volume de recursos que supera US$310 bilhões, esses investidores estão atrás de oportunidades e o setor de energia é considerado uma das melhores opções.

- Estamos num país repleto de boas oportunidades de investimento - admite o embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, que está tentando agendar, para amanhã, um encontro do grupo com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

É a primeira vez que estes investidores vêm ao Brasil. A viagem faz parte do programa Jornada de Aprendizado para Investidores Institucionais (IIJL, sigla em inglês), do Departamento de Comércio dos EUA. Segundo a secretária-adjunta de Comércio, Ana Chevara, a viagem começou a ser programada, há um ano, num encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Alguns desses fundos já operam no Brasil via bolsa de valores e, segundo cálculos da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), dos 30% de investimento externo, 20% desse total são de capital americano.

O ex-presidente do BC Armínio Fraga, da Gávea Investimentos, que administra R$4 bilhões, recebeu os investidores ontem. Eles também conversaram com representantes de fundos de pensão, na Previ, visitaram a incubadora de negócios da PUC-Rio e a Finep. Hoje, eles se encontram com os representantes da Rio Bravo e GP, além de visitarem à Bovespa e a BM&F.