Título: Ministro pede explicações a IBGE
Autor: Barbosa, Flávia e Danielle Nogueira
Fonte: O Globo, 13/09/2007, Economia, p. 25

Motivo é a expansão de apenas 0,2% da agropecuária no trimestre.

BRASÍLIA e RIO. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem ter estranhado os dados sobre o desempenho da agricultura apresentados ontem pelo IBGE. O ministro pediu explicações ao instituto sobre a metodologia e os cálculos, que seriam enviadas a ele ainda hoje. O setor agrícola teve crescimento de apenas 1,4% nos primeiros seis meses do ano, em relação a igual período de 2006. Na comparação entre o segundo trimestre de 2007 e o do ano anterior, ficou estagnado (0,2%). Analistas esperavam alta de até 1,2% no segundo trimestre.

- O crescimento agrícola foi maior do que isso. A avaliação nacional do setor, feita pelo mesmo IBGE, mostra que 17 entre 25 produtos aumentaram sua produção e a safra este ano será 14,3% maior do que a do ano passado - disse.

Já o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho, disse que os números não preocupam e refletem um cenário temporário do setor. Além da safra recorde de 133,8 milhões de toneladas, o fim da entressafra dos produtos lácteos e os preços elevados das commodities no mercado internacional deverão impactar positivamente a agricultura este ano.

O IBGE explicou que as estimativas de queda de produção de café e arroz de 15% e 4% no ano, respectivamente, puxaram para baixo o resultado. O café, com muito peso no cálculo do PIB agrícola, tem 50% da safra concentrados de abril a junho. A queda da silvicultura (6%) e da pesca (25%) no trimestre também contribuíram para o resultado fraco.

O instituto informou ainda que, devido à atualização de números da agropecuária no primeiro trimestre, a variação da produção agrícola subiu de 2,1% para 2,9%. A expansão do PIB foi revista de 4,3% para 4,4%. (Gustavo Paul e Danielle Nogueira)