Título: Câmara vai cobrar esclarecimentos ao MEC
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 20/09/2007, O País, p. 8

Deputados pedem audiência pública sobre o livro "Nova História Crítica", de Mario Schmidt.

BRASÍLIA. A Comissão de Educação da Câmara vai pedir esclarecimentos ao Ministério da Educação (MEC) sobre a distribuição, para escolas públicas, do livro "Nova História Crítica - 8ª série", de Mario Schmidt (Editora Nova Geração). A obra foi reprovada este ano por falhas de conteúdo e deixará de ser comprada em 2008.

Os deputados Otávio Leite (PSDB-RJ) e Lobbe Neto (PSDB-SP) apresentaram requerimentos ontem solicitando audiência pública sobre o tema. Eles querem a presença de um representante do MEC para dar explicações.

- É a expressão mais pura do dogmatismo incompatível com a práxis educacional democrática - disse Leite.

O presidente da comissão, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), criticou a Secretaria de Educação Básica, que coordena a avaliação dos livros:

- A secretaria foi aparelhada. Vamos chamar a pessoa que é responsável pelo programa para nos explicar como o MEC distribui um conteúdo daqueles.

Em nota, a editora Nova Geração criticou o artigo do jornalista Ali Kamel publicado anteontem no GLOBO, com transcrições de trechos do livro, como o que descreve o líder comunista e fundador da República Popular da China, Mao Tsé-tung, de "grande estadista". Segundo a nota, o artigo selecionou trechos isolados, sem citar críticas feitas ao regime comunista chinês e soviético.