Título: Advogado de Cacciola aguarda dossiê
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 21/09/2007, Economia, p. 30

Tarso Genro tentará em Mônaco convencer diretor-geral de Justiça.

MONTE CARLO e BRASÍLIA. O advogado de Salvatore Cacciola em Mônaco, Frank Michel, teve ontem sua primeira reunião com o ex-banqueiro, de quem ouviu sua versão dos fatos para o caso da quebra do banco Marka. Embora tenha ressaltado que vai esperar a chegada do dossiê do governo brasileiro que acompanha o pedido de extradição, Michel disse que se trata de um processo longo, interessante e complexo. O ex-banqueiro, que hoje é dono de hotel na Itália, está preso desde sábado em Monte Carlo.

Michel falou de Cacciola como uma pessoa charmosa e inteligente. Segundo ele, o ex-banqueiro está em boas condições físicas e psicológicas.

Ao contrário do que esperava até mesmo a procuradora-geral de Mônaco, Annie Brunet-Fuster, que pedira a prisão preventiva de Cacciola, a defesa não vai entrar com recursos para libertá-lo antes da entrega do dossiê brasileiro às autoridades do principado, o que deve ocorrer na segunda-feira, quando chega a Monte Carlo o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Michel diz ter experiência com casos de extradição em Mônaco, embora seja especializado em questões financeiras. Seu nome conta com um certo prestígio no meio legal monegasco, e ele faz parte do conselho diretor da ordem dos advogados do principado.

Na viagem que fará a Mônaco, Tarso deverá se reunir com Annie Brunet-Fuster logo depois do encontro com o diretor-geral de Justiça, Philippe Narminau. O ministro tentará demonstrar às duas autoridades a importância do retorno de Cacciola para o Brasil.

Segundo auxiliares, Tarso está confiante na extradição. As expectativas foram reforçadas após uma conversa, por telefone, entre o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, e a procuradora-geral. Ela teria demonstrado interesse em conhecer detalhes dos crimes imputados a Cacciola no Brasil. O ex-banqueiro foi condenado, em 2005, a 13 anos de cadeia.

(*) Enviado especial