Título: Lula defende ministros com problemas
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 04/10/2007, O País, p. 9

Para unir base, ele chegou a falar em se licenciar no fim da campanha de 2010.

BRASÍLIA.Reunido com líderes governistas em jantar no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu seus ministros que enfrentam problemas. Lula afirmou que Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), que pode ser denunciado pelo Ministério Público no caso do valerioduto mineiro, é um companheiro de todas as horas, e incentivou os aliados a serem solidários com o ministro. Reafirmou que deseja reconduzir ao Ministério das Minas e Energia o ex-ministro Silas Rondeau, que está com seu futuro dependendo de decisão do Ministério Público de incluí-lo ou não na denúncia da Operação Navalha.

De forma menos enfática, Lula defendeu também Mangabeira Unger, que terá status de ministro Extraordinário de Ações de Longo Prazo.

Sobre Mares Guia, Lula disse que qualquer um poderia passar pelo que ele enfrenta:

- O importante é que o Walfrido não se abateu. Foi esclarecer tudo. Ele tem sido um companheiro de todas as horas - disse Lula, de acordo com relatos.

Lula evitou reclamar do fato de o PMDB do Senado ter derrubado a MP que criava a Secretaria de Longo Prazo, mas deu uma estocada nos aliados:

- O Mangabeira não é bom para política. Mas ele é muito bom para pensar, principalmente o futuro do Brasil.

Lula avisou que não fará campanha municipal em 2008 em cidades em que aliados disputem. Reconheceu que a base poderá ter mais de um candidato em 2010:

- Onde tiver a base dividida, não vou. Só no segundo turno, e se não houver disputa.

Lula adiantou estratégias para ajudar a eleger seu sucessor. Disse que pode até se licenciar do cargo no final da campanha de 2010 para subir no palanque e tentar derrotar o candidato das oposições. Para isso, a condição é que os partidos da coalizão trabalhem uma candidatura única.

Segundo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB, Lula revelou disposição de ir para os palanques, sem o cargo, se estiver bem e certo de que será um bom cabo eleitoral, com chances de fazer o sucessor.

- Com esse recado ele estimula a base a se entender.

Mares Guia negou que Lula tenha falado em se licenciar:

- Nunca ouvi dele que tiraria licença. E fui o último a sair.